Translate

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Portela convoca rapazes para integrar ala de malandros

Por Hélio Ricardo Rainho

A ginga dos malandros de Madureira anda mesmo em alta. Sob a batuta de Valci Pelé - ninguém menos que o premiadíssimo coordenador de passistas da Portela -, uma nova turma de legítimos representantes do samba está em formação. Para atender ao desenvolvimento proposto pelo carnavalesco Paulo Menezes para a escola em 2013, com o enredo "Madureira... onde meu coração se deixou levar!", Valci vai começar um trabalho a quatro mãos com o coreógrafo Márcio Moura. A partir do próximo dia 21, a Portela receberá candidatos para integrarem uma ala específica que representará a fina flor da malandragem na Sapucaí. O anúncio foi dado:
O G.R.E.S. PORTELA CONVOCA RAPAZES, QUE QUEIRAM FAZER PARTE DA " ALA DE MALANDROS ", PARA O CARNAVAL 2013.
DATA | 21/08/2012 (terça-feira)
HORÁRIO | 20h
LOCAL | PORTELINHA
ENDEREÇO | ESTRADA DO PORTELA, 446 - MADUREIRA.
COORDENAÇÃO : VALCI PELÉ | MÁRCIO MOURA
Valci está contido. Pelo visto, a Portela promete segredos para esse enredo. Coisas que ainda não podem ser reveladas. Ele, reconhecido no meio do samba como um lutador incansável pela tradição dos passistas e pela simbologia dos malandros dentro das escolas, é reticente quando perguntado sobre como diferenciar a ala de passistas e essa ala de malandros a ser formada para 2013:
"Existe uma diferença entre a ala de malandros e ala de passistas masculinos da Portela, porém preciso manter segredo!" - pontua.
O brilho da entrega a esse novo trabalho, porém, não é nada contido. Valci deixa escapar uma fagulha de contentamento, que rapidamente incendeia, ao revelar seus planos para a Portela em 2013:
"Fico muito feliz ao ser convidado pelo carnavalesco Paulo Menezes e pelo diretor de carnaval Alex Fab, para realizar esse grande trabalho. Vejo que é valorizando que você é valorizado. Será um momento muito especial na minha vida, poder mostrar e valorizar a cultura da dança do samba." - explica, exultante.
Em um ano em que a maior parte dos enredos das escolas do Grupo Especial tem causado celeuma por estar longe da alma e da história do carnaval, a Portela, que desfilará falando de sua história enraizada no bairro do subúrbio da Central, parece priorizar seu legado e sua identidade. Sem abrir mão da "carnavalização do tema" (uma justificativa frequente das demais escolas para defenderem enredos atípicos), a águia azul-e-branca, imbuída desse intuito de revigorar suas origens, quis não apenas fantasiar uma ala de malandros, mas criar toda uma caracterização específica, com preparação e adequação ao tema. Não que seja uma novidade apresentar malandros na avenida. Mas é que, no ponto em que o carnaval está, resgatar tradições e amor às raízes de uma escola é quase um contrassenso à logica comercial imposta pelo fascínio dos patrocinadores.
Valci Pelé, que tem se destacado no mundo do samba por lutar pela afirmação do segmento passista e dos dançarinos do samba dentro das escolas, não poderia estar mais feliz por estar realizando essa dupla jornada (ala de passistas e ala de malandros) dentro de sua escola de coração. Com a garra, a fibra e a entrega com que sempre se dedicou à Portela. E esse será um dos critérios para o processo seletivo dos personagens a integrarem esse grupo.
"Precisamos de pessoas que tenham o respeito e o carinho pela arte da dança do samba, além da disponibilidade para os ensaios. E que sejam pessoas que realmente queiram fazer parte da família portelense!" - afirma Valci.
Após a convocação, cujo contingente ainda não está definido e vai depender da quantidade de candidatos a surgirem no dia da inscrição, a dupla Valci Pelé e Márcio Moura iniciará os trabalhos numa divisão artística bastante específica. Valci cuidará da preparação dos malandros em relação às aulas de dança do samba e às performances, enquanto Márcio Moura ajudará ficará responsável pelo andamento coreográfico.

Coordenador de passistas da Portela, instrutor do projeto Passistas do Futuro (Império Serrano), à frente do Projeto Primeiro Passo, da Cia Dança do Samba e do Grupo Jaqueira, Valci está mesmo com a corda toda. E mesmo comedido nas palavras, não perdeu a oportunidade de deixar em aberto que sua atuação na escola, para o carnaval 2013, irá um pouco mais além:
"Quero que saiba que vem mais novidades por aí. Porém ainda não posso divulgar." - provoca, fazendo mistério.
Pois é. Valci tem tudo a ver com esse conhecido "mistério do samba" de que tanto se fala por aí...

Nenhum comentário:

Postar um comentário