Translate

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Feira das Yabás homenageia Candeia

Por Juninho Tititi

No mês em que o compositor faria aniversário, roda de samba comandada por Marquinhos de Oswaldo Cruz terá Jongo da Serrinha e Wilson Moreira.
A edição de agosto da Feira das Yabás será ao melhor estilo Candeia, com comidas típicas dos quintais suburbanos e samba do partido-alto na roda comandada por Marquinhos de Oswaldo Cruz, além de convidados muito especiais: Quilombo São José, Jongo da Serrinha e Wilson Moreira. A partir das 13h, no domingo, 25, Antonio Candeia Filho, que, este mês, completaria 78 anos se fosse vivo, será o grande homenageado do evento gratuito a céu aberto, que agita Oswaldo Cruz, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
“A cada edição, a Feira das Yabás tem se tornado maior e melhor. Recebemos cada vez mais gente e oferecemos atrações gratuitas e de qualidade. Candeia é uma figura tão importante e tão forte para nós, que não podíamos deixar de prestar essa homenagem, mesmo tendo que mudar a data da Feira”, explica Marquinhos de Oswaldo Cruz, criador do evento.
Registrado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como o primeiro bem imaterial do Rio de Janeiro, o grupo Jongo da Serrinha é um dos principais responsáveis pela preservação deste ritmo que é considerado um dos “pais” do samba. Os shows que apresentam no Brasil e no exterior encantam por contar a história, o canto e a dança do jongo, com sambas-enredo, partido-alto, além de ritmos africanos.
Parceiro de Candeia em diversas composições, com Não Tem Veneno, e autor de sambas muito conhecidos do público, como Goiabada Cascão Em Caixa e Gostoso Veneno, sucessos nas vozes de Beth Carvalho e Alcione, respectivamente, Wilson Moreira é considerado um dos mestres da música brasileira. Ele também irá homenagear Candeia colocando o público para cantar e dançar em uma grande e animada roda de samba. A magia do Quilombo São José, vindo diretamente de Vassouras (RJ), com suas canções e danças característicos da cultura quilombola, também estarão presentes.
Sobre a Feira das Yabás
Realizado na maioria das vezes todo segundo domingo do mês no histórico bairro de Oswaldo Cruz, pertinho de Madureira, berço da Portela, a Feira das Yabás já entrou no calendário dos eventos imperdíveis do Rio de Janeiro. Realizado na Praça Paulo Portela, oferece opção aos amantes de boa música e boa gastronomia.
Com ingredientes como aipim, jiló e frutos do mar, as comidas e petiscos servidos pelas 16 cozinheiras, ou Yabás (termo que refere-se a Yemanjá e Oxum, mas que, no Brasil, é utilizado para definir todo orixá feminino), remetem à influência africana na culinária brasileira. Em sua barraca, Tia Surica (baluarte da Velha Guarda da Portela) oferece mocotó e aipim com carne-seca; entre as refeições mais concorridas está a rabada com batata da Dona Neném, a mais velha das tias, com 87 anos, que também prepara rabada, angu e bolinho de abóbora recheado com carne-seca. Neide Santana serve feijoada de camarão, angu à baiana e feijão amigo.
Já na barraca da Jane Carla é vendido cozido de peixe; a barraqueira Romana vai de carré com couve a mineira, jabá e caldinhos de mocotó, feijão e ervilha; bobó de camarão é o prato da Jussara; Selma Candeia (filha do sambista Candeia) oferece abóbora com carne seca; já a combinação de peixe frito, molho de camarão, pirão e arroz é responsabilidade da Tia Nira; Tia Edith apresenta macarrão com carne assada; Vera Caju mostra o seu cozido, camarão frito e caldo de abóbora; Rose serve a deliciosa galinha com quiabo, e Jane Pereira (viúva de Luiz Carlos da Vila) mostra o jiló frito, além de caldos e canjas. Rosângela Maria leva a tripa lombeira e bolinho de bacalhau pra Feira; Marlene apresenta roupa velha e feijoada; Tia Natércia e Sueli vão de vaca atolada, bolo de aipim e carne com aipim. Para arrematar, a barraqueira Vera de Jesus prepara doces deliciosos. Os preços das refeições ficam em torno de R$ 15.

Evento acontece desde 2008

A primeira edição da Feira das Yabás aconteceu em 2008, por iniciativa de Marquinhos de Oswaldo Cruz, que depois de recriar o Trem do Samba e a feijoada da Portela, resolveu cantar seus sambas na quadra da Portelinha. Nascia, assim, a primeira edição da Feira, que hoje reúne milhares de visitantes e conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, desde abril de 2012.

SERVIÇO
Feira das Yabás – gastronomia e roda de samba
Quando: Domingo, 25 de agosto
Hora: a partir das 13h
Local: Praça Paulo Portela, Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro
Evento gratuito


Nenhum comentário:

Postar um comentário