Translate

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

MetrôRio funcionará 24h durante o Carnaval 2014

Por Fábio Silva

O MetrôRio terá um esquema especial de funcionamento durante os cinco dias de folia. Os trens circularão, sem interrupção, das 05h de sexta-feira (28/02) às 23h de terça-feira (04/03) - com extensão de embarque até à 01h de quarta-feira (05/03) nas estações Central e Praça Onze.

A partir do meio-dia de sábado (01/03), os trens da Linha 2 farão o trajeto direto entre Pavuna e General Osório sem transferência. A operação especial se repetirá entre as 05h de sábado (08/03) e 23h de domingo (09/03), para atender ao Desfile das Campeãs, no Sambódromo.

Algumas estações terão modificações em sua operação durante o Carnaval. No sábado (01/03), em função do desfile do Cordão da Bola Preta, a Estação Cinelândia estará fechada durante todo o dia. De sábado a terça (04/03), entre 15h e 19h, a Estação General Osório terá um esquema diferenciado de operação, destinando alguns acessos exclusivamente para embarque e outros para desembarque. E, nas madrugadas, algumas estações fecharão suas bilheterias, permanecendo abertas normalmente para embarque e desembarque. Além disso, um plano de segurança, com a presença de brigadas de incêndio, está preparado para garantir a melhor viagem ao folião.

Durante a Operação Especial de Carnaval, o MetrôRio aceitará normalmente os cartões Unitário, Pré-Pago, Vale Transporte, Bilhete Único Estadual e os cartões de Integração.

Bola Preta e Monobloco

Por questões de segurança e de controle de fluxo de passageiros, a Estação Cinelândia permanecerá fechada durante todo o sábado de carnaval. Como opção, os foliões terão as estações Carioca (situada a cerca de 400 m da Cinelândia) e Uruguaiana (distante cerca de 1200 m da Cinelândia).

Para agilizar o atendimento, a Estação Carioca contará com bilheteria na área externa da estação, junto ao acesso principal, na Av. Rio Branco. Não haverá venda de cartões nas bilheterias internas. A Concessionária recomenda que os foliões comprem suas passagens antecipadamente, e deem preferência ao Cartão Pré-Pago, que permite múltiplas viagens.

A Estação Cinelândia estará preparada para, caso necessário, voltar à sua operação normal a qualquer momento.

O esquema se repetirá no dia 09/03, por ocasião do desfile do Monobloco.

Blocos em Ipanema

Para atender com mais eficiência e segurança aos foliões, entre o sábado (01/03) e terça-feira (04/03), das 15h às 19h, a Estação General Osório contará com um esquema diferenciado de embarque. Neste período, os acessos da Praça General Osório, Rua Jangadeiros e da Rua Teixeira de Melo serão utilizados exclusivamente para o desembarque. Já o acesso da Rua Sá Ferreira servirá apenas para o embarque.

A estação também contará com uma bilheteria externa, localizada na Praça General Osório, que será o único ponto de venda de cartões. Para agilizar o embarque, é desejável que os cartões sejam adquiridos antecipadamente pelos usuários.

Sapucaí e Terreirão do Samba

O MetrôRio é a melhor opção para quem vai aproveitar os desfiles na Sapucaí e os shows no Terreirão do Samba. Os clientes precisam prestar atenção no desembarque: quem vai assistir ao desfile nos setores do lado ímpar ou desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício Balança Mas Não Cai devem sair pela Estação Central. A Estação Praça Onze é destinada aos que adquiriram ingressos para os setores pares ou irão brincar nas escolas que se preparam do lado do edifício dos Correios. Para os foliões que irão para o Terreirão do Samba, a Estação Central é a indicada.

Na terça-feira de Carnaval, para atender ao desfile das escolas de samba mirins, o funcionamento das estações Central e Praça Onze será estendido até 01h para embarque. As demais estações fecharão às 23h e permanecerão abertas somente para desembarque.

Funcionamento de estações

Durante o esquema especial do Carnaval 2014, 31 das 35 estações do MetrôRio funcionarão em tempo integral. As estações Presidente Vargas, Catete e Maracanã fecharão à 0h de sábado (01/03) e reabrirão às 5h do mesmo dia, fechando à 0h de domingo (02/03). Essas três estações voltarão a funcionar normalmente às 05h de quarta-feira (05/03).

A Estação Cinelândia não funcionará no sábado de carnaval (01/03).

Por questões de segurança, algumas estações terão suas bilheterias fechadas entre a 0h e 5h, do dia 28/02 a 04/03: São Francisco Xavier, Uruguaiana, Flamengo, São Cristóvão, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Colégio, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva.

Como alternativa, todas as estações terão em funcionamento máquinas de auto-atendimento para a compra da passagem, com valor mínimo de recarga de R$ 5. A validade da carga dos cartões pode ser utilizada em até cinco anos. O Cartão Unitário também poderá ser usado, mas observando-se o prazo de uso de dois dias após a compra.

Integrações

Entre os dias 01/03 (sábado) e 04/03 (terça), os serviços Metrô Na Superfície e a Linha 525 (Barra Expresso) terão o ponto final transferido da Estação General Osório para a Estação Siqueira Campos e não funcionarão ininterruptamente, assim como as linhas expressas, que terão horários definidos de operação (detalhados no serviço abaixo).

Os itinerários das linhas Metrô Na Superfície (Siqueira Campos - Gávea e Botafogo - Gávea), assim como a Linha 525 (Barra Expresso/Siqueira Campos - Alvorada) poderão ter os itinerários alterados de acordo com as condições de trânsito, sempre com a orientação da Cet-Rio ou Guarda Municipal.

As linhas 913/616 (Nova América/Del Castilho - Fundão) não funcionarão durante o período do carnaval, voltando a circular somente na quinta-feira (06/03).

Medidas de segurança

Durante todo a Operação Especial de Carnaval, todas as escadas rolantes do MetrôRio permanecerão desligadas. A medida pretende prevenir acidentes com fantasias e adereços, muito comuns nesta época do ano.

Por conta do histórico de vandalismo em carnavais passados, os extintores dos trens e estações serão remanejados para locais estratégicos. As estações contarão com brigadas de incêndio prontas para atuar em qualquer situação de risco. O plano de prevenção de incêndios do MetrôRio foi aprovado pela Agetransp e pelo Ministério Público.

Não serão permitidos os embarques com bicicletas e pranchas de surfe durante a Operação Especial de Carnaval.

Desfile das Campeãs

O esquema especial retornará às 05h de sábado (08/03) e se estenderá até as 23h de domingo (09/03), facilitando o deslocamento do público e dos foliões que participarão do Desfile das Campeãs, no Sambódromo. A Linha 2 operará da Pavuna a General Osório.

As estações Presidente Vargas, Catete e Maracanã fecharão à 0h de domingo (09/03) e reabrirão somente na segunda-feira (10/03). Em função do desfile do Monobloco, a Estação Cinelândia não funcionará no domingo. A Estação Uruguaiana fechará à 0h de domingo e reabrirá às 07h do mesmo dia.

Como no Carnaval, as estações São Francisco Xavier, Flamengo, São Cristóvão, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Colégio, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva terão suas bilheterias fechadas entre 0h e 05h de domingo. São recomendados o uso do Cartão Pré-Pago ou a compra antecipada de cartões unitários, desde que usados no prazo de até dois dias após a compra.

Serviço:

Operação Especial de Carnaval MetrôRio: Funcionamento ininterrupto das 05h de sexta-feira (28/02) até as 23h de terça-feira (04/03). O funcionamento das estações Central e Praça Onze será estendido até 1h de quarta-feira de Cinzas (05/03). A partir das 12h de sábado (01/03), a Linha 2 operará sem transferência entre Pavuna e General Osório.

Desfile das Campeãs: O esquema se repetirá entre as 05h de sábado (08/03) e as 23h de domingo (09/03). A Linha 2 também funcionará diretamente entre Pavuna e General Osório.

Fechamento de estações: As estações Presidente Vargas, Catete e Maracanã fecharão à 0h de sábado (01/03) e reabrirão às 05h do mesmo dia, fechando à 0h de domingo (02/03). Essas três estações reabrem normalmente às 05h de quarta-feira (05/03). No final de semana do Desfile das Campeãs, estas estações fecharão à 0h de domingo e reabrirão somente na segunda-feira (10/03).

A Estação Cinelândia não funcionará nos dias 01/03 (sábado) e 09/03 (domingo).

Por questões de segurança, algumas estações terão suas bilheterias fechadas entre a 0h e 05h, do dia 28/02 a 04/03: São Francisco Xavier, Uruguaiana, Flamengo, São Cristóvão, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Colégio, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva. O procedimento será repetido na operação do Desfile das Campeãs.

Integrações: O Metrô Na Superfície e a Linha 525 (Barra Expresso), durante a operação especial, terão o ponto final transferido da Estação General Osório para a Estação Siqueira Campos. O horário de funcionamento será o seguinte:

Metrô Na Superfície: 28/02, 01 e 03/03 - das 05h às 23h10 nos sentidos Siqueira Campos e Botafogo e das 05h à 01h10 no sentido Gávea; 02 e 04/03 - das 07h às 22h10 nos sentidos Siqueira Campos e Botafogo e das 07h a 00h10 no sentido Gávea.

Linhas 525 (Barra Expresso): 28/02, 01 e 03/03 - das 05h10 à meia-noite no sentido Siqueira Campos e das 05h20 à 00h40 no sentido Alvorada; 02 e 04/03, das 07h10 às 22h15 no sentido Siqueira Campos e das 07h20 às 23h40 no sentido Alvorada.

Linhas Expressas: Funcionarão normalmente durante o Carnaval das 05h à meia noite (nos dias 28/02, 01 e 03/03) e das 07h às 23h (nos dias 02 e 04/03). As linhas 913/616 (Nova América/Del Castilho - Fundão) não operarão e voltarão na quinta-feira (06/03).



Nenhum comentário:

Postar um comentário