Translate

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Portela Web faz 15 anos no ar fortalecendo a raiz portelense e já pensa no enredo de 2017

Por Jorge Carvalho

Iniciado no fim de 2000, o site Portela Web pode ser considerado o maior portal de notícias de uma escola de samba de iniciativa de seus torcedores. E desde então, o objetivo inicial vem sendo alcançado, resgatar a raiz da Portela e fortalecer a escola nos carnavais atuais, mantenho sua tradição no meio do samba. O projeto nesses  15 anos fez inúmeras pesquisas relembrando os baluartes da escola, os antigos sambas de forma aprofundada, trazendo ao torcedor portelense a oportunidade de conhecer a história de uma das maiores escolas de samba do Brasil.
- O site começou com uma reunião de internautas portelenses de várias partes do Brasil e daí foi criado o grupo Portela Web, logo depois criamos o site e após procuramos a direção da escola que depois de muito relutar, aceitou nossa ideia e o site entrou no ar em 15 de Novembro de 2000 como site oficial da Portela - contou Rogério Rodrigues, um dos pioneiros do movimento.
Um dos maiores desafios do grupo foi encarar o então presidente Nilo Figueiredo. Na época, o site deixou de ser o oficial da escola. Em março de 2011, insatisfeitos com a administração de Nilo, membros de várias torcidas portelenses fizeram uma manifestação na porta da Liesa para pedir a saída do presidente da agremiação. Após a luta, uma série de vitórias se sucedeu contando com a vitória do samba-enredo de 2012. 
Logo após, a maior vitória, nas eleições presidenciais, a conquista da Chapa Portela Verdade apoiada pela massa portelense. - Hoje, Portela Web e Portela Verdade são como se fossem um só, continuamos sendo um grupo autônomo, mas os objetivos da atual presidência são os mesmos dos nossos - falou Rogério, que completou. 
- A escola de samba é de sua comunidade, é um patrimônio cultural brasileiro, é produto de uma coletividade, então o torcedor tem que perceber que ele pode e deve intervir em sua escola do coração e fortalecer sua agremiação como parte dessa manifestação cultural - citou Rogério.
Atualmente, diversos integrantes do grupo Portela Web fazem parte de vários setores da Portela como a comissão de carnaval, o departamento cultural e financeiro. Rogério Fernandes adiantou, em primeira mão ao site CARNAVALESCO, que o departamento cultural portelense já começou as pesquisas para sugestão do enredo do Carnaval de 2017, além de seguir na realização de projetos como o Portela de Asas Abertas e diversas exposições que mantém viva a história portelense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário