Translate

sábado, 24 de dezembro de 2016

Carlos Reis e Portela, uma história de amor com as bençãos de Clara Nunes

Por Pedro Henrique Leite

Carlos Reis! Ao citar este nome qualquer sambista idealiza três coisas: Portela, luxo e fidelidade. Assim, o primeiro destaque da agremiação azul e branco de Madureira, conquistou o seu espaço no Carnaval. Ao SRzd Carnaval, contou sua história, fatos marcantes e seu contato com a saudosa e eterna Clara Nunes:

“No ano de 1983, a Portela havia sido ACLAMADA como a grande campeã daquele carnaval, Pelo povo. Mas, no resultado oficial, ficou apenas com o vice-campeonato. Havia um alvoroço em torno do desfiles das campeãs. Todos os casais de mestre-sala e porta-bandeira das outras escolas, desfilariam na frente da Portela, em protesto pelo resultado. Um amigo me levou para conhecer a concentração da Portela, no dia do desfile das Campeãs e achei divino. Já estava maravilhado com tudo que via. De repente, surge na concentração, uma mulher linda e cheia de garra. Cumprimentando e dando força a todos. Era Clara Nunes , um verdadeiro Orixá vivo! Achei impressionante como Clara comandava e incentivava a escola, com garra, dizendo para as baianas e componentes: ‘Vamos entrar com garra!’, ‘Amor pela Portela!’, ‘A Portela vai mostrar quem é a campeã!’, ‘Conto com vocês!’. Falava isso com muito ardor, era realmente uma guerreira. Ela notou que eu estava extremamente admirado. Ela se aproximou de mim e me falou: ‘Você está encantado! Voce nunca desfilou na Portela?’, eu respondi que não. Ela me disse: ‘Um dia você vai desfilar pela Portela. Me promete?’, me deu um beijo no rosto e saiu agraciando a todos com sua simpatia e energia. Alguns meses depois, veio aquela comoção Nacional com a fatídica operação que Clara se submeteu. Ela conseguiu reunir todas as crenças e religiões em orações por sua recuperação. Mas, se foi para outro plano. No ano de 1984 o enredo da Portela fazia homenagens à Paulo da Portela, Natal e Clara Nunes. Claro que não poderia deixar de desfilar. Até mesmo para que se cumprisse a profecia de Clara, de que um dia eu iria desfilar na Portela. Desfilei na Ala do Almirante, aos prantos de tanta emoção. Era também a inauguração do novo Sambódromo. Nos anos seguintes, continuei desfilando em ala. Em 1991 comecei a desfilar como destaque por um convite de Paulo Miranda e Carlos T. Martins e hoje, tenho o maior orgulho de ser o 1º Destaque da Portela. E assim entrei no Carnaval e na Portela. De uma certa forma, por causa de Clara, a quem sempre peço licença para entrar na avenida. Tenho certeza que ela sempre está presente em nossos desfiles nos passando a sua energia e vibração. Afinal minha historia com o samba e com a Portela, que é minha maior paixão, partiu de uma visualização dela e, de certa forma um convite muito especial.”


Após a morte da destaque portelense Wanda Batista, Reis, passou a ser exclusivamente 1º Destaque da Portela. Ele relembra o momento:

“A partir do ano de 1995, passei a ser escalado pela escola para vir na frente, abrindo os desfiles no abre-alas. Motivo de muito orgulho e responsabilidade. Tendo recebido da direção da escola o título de 1º Destaque Masculino até o ano de 2000, pois dividia com Wanda Batista este título. Ela 1º Destaque Feminino e eu, masculino. Com o falecimento dela no ano de 2001, passei a ocupar sozinho o título de 1º Destaque da Portela. Não existindo mais divisão entre masculino e feminino.”, explicou.

Durante sua história carnavalesca passou por muitos comandantes na agremiação e afirmou nunca ter aceitado convites para desfilar em outras escolas:

“Nessa minha trajetória pela escola, passei por 06 Presidentes, 14 carnavalescos e tenho a alegria de ser amigo de todos que passaram pela Portela. Tenho o privilégio de gozar da amizade e do respeito de todos os carnavalescos e dirigentes de todas as agremiações co–irmãs. Já recebi convites para desfilar em várias escolas de amigos presidentes e carnavalescos. Mas, só desfilo na Portela. Não me vejo desfilando em outra escola. Apesar do carinho que tenho por todas, acho que tem que ter fidelidade e exclusividade a uma só bandeira. Eu penso assim. Mas, não recrimino quem desfila em várias agremiações. Cada um tem sua maneira de pensar. Esta mesma fidelidade, tenho com o estilista que confecciona minhas fantasias. É o mesmo desde a primeira até a atual, do próximo ano de 2017: Edmilson Lima. Quando recebo o figurino da escola, nós sentamos e estudamos como vamos desenvolver o trabalho. Sempre em comum acordo. Mas, pelos anos que nos conhecemos, ele já conhece todos os meus gostos e o trabalho sempre flui bem. É um casamente perfeito”, avaliou.



Durante todos esses anos, não foram apenas de glórias os desfiles portelense. Sol, chuva, fome, perigo e medo, nunca foram obstáculos para que Carlos Reis deixasse de passar pela Avenida:

“Já desfilei com sol escaldante das 14hs da tarde e sob temporal. Já escalei carro alegórico sem escada e já fantasiado para não atrasar a entrada da escola. Sem o ‘santo antônio'(ferro que se segura com as mãos para não cair da alegoria), com queijo bambo (a plataforma onde vem o destaque). Já desfilei no chão com fantasia pesadíssima por conta do carro alegórico ter quebrado. Já aconteceu de usar fantasia que custaram mais caro do que o próprio carro alegórico que desfilei. Mas nada me desanima ou me tira o estímulo de fazer sempre o melhor pela minha escola. São coisas de carnaval. Tenho muito mais alegrias em minha história do que tristezas. Pois sempre fui muito respeitado por todos os dirigentes e carnavalescos. Uma das que me deixaram mais feliz e orgulhoso, foi ter tido a honra de estar numa alegoria que sei que ficou para sempre na história do carnaval carioca. A ‘Águia Redentora’, do carnaval de 2015”.



Participativo! Destaque, sócio benemérito, conselho deliberativo, padrinho de torcida organizada, presença certa em eventos e feijoadas e representações em concursos:

“Participo ativamente na escola. Além de ter o título de sócio Benemérito, sou membro do Conselho Deliberativo. Sou padrinho da Torcida ‘Portelamor’ e tenho a escola como uma extensão da minha família, onde tenho muitos amigos. Participo de todas as feijoadas e de todos os eventos que acontecem na quadra. Participei dos Concursos de Fantasia do Hotel Glória de 1991 à 2004. Acumulei uma coleção invejáveis de 2ºs lugares. Ressalto que em todos os anos era aclamado pela plateia como o verdadeiro Campeão. Alguns anos, até pelos jurados. Tive a honra de receber o troféu de “DESTAQUE DA DÉCADA”, pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, no Hotel Glória. Na realidade, a minha participação nos Concursos de Fantasia, eram somente para promover o nome da Portela. Uma vez que os concursos tinham uma grande mídia, com transmissão ao vivo pela TV e cobertura pela imprensa escrita. Além, de testar a Fantasia para o principal que era o desfile na avenida”.



Nessa longa trajetória não faltaram prêmios individuais. Carlos porém, faz uma reflexão pela desvalorização dos destaques:

“As premiações à Destaques são muito raras. Poucas Entidades prestigiam os destaques. Mas, quem sabe um dia isso muda. Não é levado em conta que o destaque não conta ponto. Mas, tira ponto se não estiver adequado ao enredo e a alegoria. Fui agraciado por 09 anos consecutivos pelo “JORNAL A NOTÍCIA” com o troféu “Babadinho da Folia” como melhor Destaque da Avenida. Era uma premiação muito conceituada, tendo a frente um grande mangueirense, o saudoso José Carlos Neto.

Recebi o troféu “Coca-Cola” por 03 anos consecutivos, também como melhor Destaque do Carnaval do Rio de Janeiro.

A honra de ser o 1º participante do carnaval a receber o título de Horconcurs , por ter ganho por 05 anos o troféu de melhor Destaque pelo Instituto do Carnaval, troféu Plumas e Paetes.

Troféu SambaNet, melhor Destaque do Carnaval do Grupo Especial por 02 anos

Homenagem especial da LIESA no 1º Grande Baile da Cidade do Samba.

Mas, de todas as premiações e homenagens que recebi na minha trajetória, nada se compara a emoção da Comenda que recebi na ALERJ (Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro). Fui condecorado com a comenda e medalha TIRADENTES. E, o que mais valorizou esta comenda, foi o fato de ser o único Destaque de Carnaval a ter tal honraria. A comenda foi uma iniciativa do Deputado Chiquinho da Mangueira, presidente de uma agremiação co-irmã e aprovada em plenário por Unanimidade. É muita honra!”.


Do Rio de Janeiro ao mundo:

“Difundi o nosso Carnaval em vários países pelo mundo afora. Minhas Fantasias, já foram expostas no Canadá, França, Uruguai, Inglaterra e África do Sul. Participei de vários eventos governamentais, como apresentação para o Príncipe Charles e Princesa Diana da Inglaterra, no Palácio da Cidade. Congresso dos Povos de Todo o Mundo, para todos os Presidentes do Planeta. No Palácio do Itamaraty e no MAN Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro”



Por fim, Carlos Reis falou sobre sua fantasia e o que vem para 2017:

“Os preparativos para o carnaval de 2017, encontra-se a todo vapor. No próximo carnaval virei com uma proposta super ousada e bem diferente dos anos anteriores. No carnaval de 2016 eu resisti as propostas do Paulo Barros, atual carnavalesco da Portela. Mas, este ano gostei muito e resolvi aderir. Vai ser uma fantasia inovadora e de grande impacto. Mas, dentro dos meus padrões: luxo e glamour”, concluiu.





Nenhum comentário:

Postar um comentário