Translate

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Julgamento do Grupo Especial em 2017 terá 54 julgadores com 18 reservas

Por Guilherme Ayupp


Depois do episódio envolvendo um julgador do quesito bateria, que acabou afastado no dia do julgamento, prejudicando a análise do quesito no Carnaval 2016, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) vai fazer uma significativa mudança na estrutura de julgamento no ano que vem. A mudança foi confirmada pelo presidente da Liga, Jorge Castanheira, à reportagem do CARNAVALESCO.

Segundo Castanheira, um corpo total de 54 julgadores irá para a avenida. Entretanto, um sorteio no domingo de carnaval definirá as notas que valerão e os dois jurados reservas de cada quesito. As notas destes só serão válidas em caso da falta de algum dos titulares, como explica Jorginho.

– São seis jurados para cada quesito, totalizando 54 julgadores. Desses seis faremos um sorteio no domingo de carnaval e vamos saber quem vai ter as notas válidas. Quem tirar as bolinhas de 01 a 04 fica no grupo titular, digamos assim. As bolinhas 05 e 06 serão para os julgadores reservas. Todos vão julgar, em seis cabines. No setor 03 serão duas, uma em cima da outra, no setor 06, uma ao lado da outra, ambas titulares, no Setor 10, a mesma disposição, mas com uma reserva. O julgamento com conceitos e justificativas serão feitos pelos seis julgadores. Faremos isso para criar um banco de dados e análises para os futuros julgamentos – explica o presidente, revelando que apenas quatro notas de cada quesito serão divulgadas.

Castanheira também garantiu ao site CARNAVALESCO que a TV Globo voltará a transmitir ao vivo todos os desfiles do Grupo Especial, fato que não ocorreu nos carnavais de 2015 e 2016.

– A TV Globo transmitirá as 12 agremiações ao vivo. Os desfiles começam às 22h, com 75 minutos de tempo máximo, com três paradas de julgamento nos setores 03, 06 e 10, para ter uma dinâmica de desfile mais fluida. A parada para apresentação da comissão de frente no Setor 03 segue obrigatória. Ainda não há definição sobre a transmissão do desfile do Sábado das Campeãs (apesar do presidente ter aprovado o trabalho da TV Brasil e torcer para que siga em 2017) – confirma o presidente da Liesa.

Riotur pagará apenas 70% da subvenção em dezembro

Motivo de muita reclamação entre os sambistas, o início dos ensaios técnicos apenas em janeiro também foi explicado por Jorge Castanheira na entrevista concedida à reportagem do CARNAVALESCO. O presidente justifica a precária situação financeira do país para a realização somente em 15 de janeiro.

– A Lei Rouanet para os ensaios nós conseguimos já a aprovação, mas não alcançamos ainda a captação, pois as empresas estão com dificuldades de lucro e dessa forma não conseguem abater impostos. Estamos em um ano de dificuldades financeiras, e por isso definimos esse período concentrado dos ensaios. A gente quer permitir um momento de descontração e entretenimento sem apertos – definiu.

O dinheiro dado anualmente pela prefeitura do Rio às escolas será repassado de maneira diferente para 2017. Com a mudança no comando da prefeitura, a partir de janeiro, 70% da subvenção sai até o meio do mês de dezembro e o restante será quitado pela gestão de Marcelo Crivella.

– O contrato das escolas com a Riotur está assinado. Pagamento até o fim da primeira quinzena de dezembro de 70% e os outros 30 em janeiro na administração do Marcelo Crivella. Ele já declarou que vai honrar o compromisso com as escolas. Ainda não nos encontramos depois de sua vitória, mas tenho certeza que será mais um governo positivo para o carnaval – reitera Castanheira.

O presidente esquiva-se em opinar sobre quem pode ou deve ser o secretário de Turismo e o presidente da Riotur na próxima gestão, por ser uma decisão política de Crivella e sua equipe.

– É uma decisão muito particular. A Liga não se envolve nisso, somos apolíticos. Esperamos um nome com boa capacidade de gestão, que permita total apoio às escolas. Investir e cobrar através do que foi apresentado na avenida e a prestação de contas. Esse é o melhor formato – finaliza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário