Translate

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Poema em que o enredo de 2018 da Portela é inspirado indica mensagem contra o xenofobismo

Por Guilherme Ayupp

O mistério sobre o enredo da Portela para o Carnaval 2018 só aumentou com a divulgação de um teaser nas redes sociais da escola. Com o título “De repente de lá pra cá e dirrepente daqui pra lá”, a carnavalesca Rosa Magalhães aguça a curiosidade de portelenses e apaixonados por carnaval. As redes sociais especulam sobre o tema que será desenvolvido. Nordestinos? Holandeses? Abstração?

A reportagem do CARNAVALESCO apurou o que pode ser o enredo da Portela em 2018. Dois textos são bases para a temática que será explorada pela escola. O poema “The New Colossus” da poetiza norte-americana Emma Lazarus e a nova lei de migração que entra em vigor no mês de novembro de 2017. O que indica que a escola pretende emitir uma mensagem contra o xenofobismo, que nada mais é que preconceito aos estrangeiros radicados em outros países.

O poema é uma homenagem à Estátua da Liberdade, um dos mais conhecidos monumentos do mundo. Fundada em 1866 em Nova Iorque a estátua é o símbolo de acolhimento do povo americano aos milhões de imigrantes que foram para os EUA em busca de uma vida melhor. Um trecho do poema de Emma Lazrus está gravado na estátua: “Venham a mim as multidões exaustas, pobres e confusas ansiosas pela liberdade. Venham a mim os desabrigados, os que estão sob a tempestade… Eu guio-os com a minha tocha.”

Reforça a tese de que o enredo vai passear pela luta contra o xenofobismo o recém sancionado Estatuto da Migração. Ele entra em vigor no país a partir de novembro, bem próximo do carnaval. O texto da nova lei versa principalmente sobre alterações de regras para a população nas fronteiras, o visto humanitário, a deportação de estrangeiros, os direitos e deveres gerais de estrangeiros no Brasil, atuação política e afirma que a política migratória será regida pelos direitos humanos, pelo repúdio à discriminação e pelo acesso e tratamento igualitários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário