Translate

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Secretaria da Cultura firma contrato com iniciativa privada para realizações de eventos no Terreirão

Por Fábio Silva

Uma programação que respeite o samba e os sambistas e que valorize toda história e simbologia da Praça Onze. Esta é a filosofia que vai nortear as atividades do Terreirão do Samba que, agora sob gestão da Secretaria Municipal de Cultura, terá agenda de eventos e estrutura construídas a partir de uma PPP (Parceria Público Privada).

O primeiro passo foi a assinatura de contrato, na última segunda-feira (25 de setembro), entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Agência A Vera Eventos e Marketing, vencedora da licitação para a montagem de estrutura e promoção de eventos no Terreirão do Samba. É a primeira vez desde sua criação que o espaço funciona gerido por uma PPP.

Segundo Nilcemar Nogueira, secretária municipal de cultura, a parceria com a iniciativa privada é uma forma de garantir a regularidade e qualidade dos eventos sem abrir mão da relevância cultural do Terreirão do Samba para a cidade. "O projeto para o Terreirão foi pensado com base no respeito às tradições do samba e na reverência ao passado histórico daquele território", explica a secretária. "A programação será participativa, queremos ouvir sugestões da população e dos sambistas para uma programação cem por cento baseada no gênero", completa Nilcemar, acrescentando que, em breve, a secretaria lançará uma convocatória para ouvir a população.

A Agência A Vera Eventos e Marketing organizará 11 eventos entre o fim de janeiro e 18 de fevereiro, incluindo todos os dias de carnaval. A empresa promoverá outros eventos nos fins de semana antes do carnaval, já a partir de outubro. Além disso, a empresa ficará responsável pelos serviços de iluminação, segurança e pela instalação de banheiros químicos. Os nomes dos artistas contratados para os shows terão que ser previamente aprovados pela Secretaria Municipal de Cultura e deverão estar prioritariamente alinhados com a tradição do samba e dos ritmos afro-brasileiros, disponibilizando ao público uma infraestrutura que proporcione conforto.

Romulo Groisman, sócio da agência A Vera, diz que as atrações farão jus à importância musical da região da Praça Onze. "Vamos resgatar a essência do Terreirão, reduto do samba, com uma programação que reunirá grandes artistas do gênero, das rodas de samba de raiz e das quadras das agremiações carnavalescas".

O publicitário adianta que estão programadas atividades já para o Dia Nacional da Cultura, em 5 de novembro, e para o Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro. Encontros realizados sempre às sextas-feiras também estão programados. Groisman adianta também que, no período de ensaios técnicos das escolas de samba na Marquês de Sapucaí e durante o Carnaval, o espaço será uma extensão da Avenida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário