Translate

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Mulheres pioneiras rumo ao protagonismo no mundo do samba.


Pela primeira vez, grupo exclusivamente feminino estará na disputa do melhor samba-enredo na Portela, em ano de homenagem a Clara Nunes.
Luciano Ferreira
(
granderio@oglobo.com.br)
 
 
 Pela primeira vez nos 95 anos de sua história, a Portela terá um grupo formado somente por mulheres na disputa pelo samba-enredo da escola.  A Iniciativa é do conjunto  Samba das Guerreiras, formado por  dez integrantes, como antercipou ontem  Ancelmo Gois em sua coluna.
Rozzi Brasil, uma das compositoras do conjunto, disse que a iniciativa surgiu por que  a Portela vai homenagear em seu enredo a cantora Clara Nunes,  intérprete histórica da escola.  O tema será “ Na Madureira Moderníssima, hei sempre de ouvir cantar um Sabiá”, desenvolvido  por Rosa Magalhães.
- É para não perder esse momento mágico para todos nós, portelenses.  Tudo  que está  ligado à Clara nos  atrai, e nos estimula a fazer  o nosso melhor nessa disputa – disse Rozzi.
As mulheres se reuiniram no mês passado, após uma ação social na escola, e logo tiveram a ideia do grupo, somente com voz e composição femininas.   Das dez interpretes, apenas três trabalham na Portela:  Meri de Liz, Ana Quintas e Catia Guimarães, que fazem parte da ala das compositoras da escola.  O grupo se reuniu ontem à tarde para gravação do samba.
- Essa é uma parceira inédita na escola. Todas nós fazemos parte desse mundo que é a Portela.  Nós não somos de qualquer  tipo de  movimento político ou  ideológico.   Somos apenas fruto dessa sonoridade entre as meninas  - disse  Meri,  que é a líder do conjunto, formado ainda  pelas intérpretes Rosi Guará e Carolina Abreu, e pelas compositoras Dayse do banjo, Simone Lyns, Cláudia Patrícia e Cidinha Zanon.
Por meio da assessoria, a Portela destacou que a  escola sempre deu espaço às mulheres nas disputas  internas, além de contar,  atualmente,  com uma mulher à frente da ala de compositores, a coordenadora Jane Garrido.  Outras  mulheres já foram responsáveis pelos sambas-enredo, mas em parceria com homens.
Em 1989, o trio formado por Cila da Portela, Espanhol e  Sylvio Paulo venceu a disputa.  A cantora e compositora Eliane Faria, filha de Paulinho da Viola, também costuma concorrer.
No mês passado, Joseth Rodrigues foi consagrada como uma  das vencedoras do concurso de  samba de terreiro da Portela, com a musica “Tem axé este lugar”.  Essa foi a terceira edição da disputa, e a primeira vencida por uma mulher.   Mesmo fazendo parte  de outra equipe na disputa do samba-enredo de 2019, a sambista desejou grande  sucesso às Guerreiras.
- É uma grande satisfação par a gente da escola ter essas meninas aqui. Elas  são muito queridas e talentosas, e estão de parabéns pela iniciativa – disse.
O prazo para a inscrição dos sambas da Portela termina dia 08.  Depois, a cada domingo os grupos se apresentam na sede, e toda semana um é eliminado, até a escolha do vencedor, em outubro.
Guerreiras. As mulheres portelenses que se reuiniram para participar da disputa pelo samba-enredo em ano de homenagem a clara Nunes.
Fonte:  Jornal O Globo – sexta-feira 03 de agosto 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário