Translate

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Majestade do Samba completa 90 anos

Por Rafael Tavares

Rio -  11 de abril não é um simples dia para os torcedores da Majestade do Samba. Nesta quinta-feira, a Portela está completando 60 anos de sua fundação, fato que é bastante festejado pelos adeptos da escola de Oswaldo Cruz e Madureira. Com direito à missa realizada na quadra da escola, as comemorações são intensas entre os torcedores que exaltam a vitoriosa história da escola.
Há 90 anos era fundado oficialmente oficialmente o bloco carnavalesco Conjunto Oswaldo Cruz, que ainda trocou de nome por mais duas vezes antes de se tornar, definitivamente, Portela.  "Quem Nos Faz É O Capricho" e "Vai Como Pode" foram alguns dos nomes dados à agremiação que viria a se tornar a mais vencedora do Carnaval do Rio.


Após adotar a águia e as cores azul e branco como identidade tradicional, a Portela  cresceu e se mostrou uma grande potência no espetáculo. Com 21 títulos conquistados, a Majestade do Samba vê sua marca ser imbatível até os dias de hoje, contando com dois bicampeonatos, dois tricampeonatos, dois tetracampeonatos, um pentacampeonato, um hexacampeonato e um heptacampeonato.
Além das conquistas, a Portela foi uma grande inovadora no Carnaval. Foi a primeira escola a introduzir uma alegoria durante os desfiles, em 1935. Também foi a precurssora da comissão de frente e da criação do considerado primeiro samba de enredo da história, além de levar fantasias adequadas à história do enredo.


Além de todos os fatos que marcam a grande história portelense, nomes marcantes fizeram e fazem parte da agremiação, uma verdadeira casa de bambas. Entre os diversos ícones do samba, destacam-se na Portela os fundadores Paulo da Portela e Antônio Rufino, e os sambistas Aniceto da Portela, Tia Surica, Dodô da Portela, Candeia, Zé Ketti, Monarco, Noca da Portela, Clara Nunes, Paulinho da Viola, dentre muitos outros.
É dia de festa em Madureira, comemoração em Oswaldo Cruz. A escola mais vitoriosa do Carnaval do Rio, até o momento, está completando mais um ano de vida, o 90º de sua história.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário