Translate

domingo, 2 de junho de 2013

Com a bênção de mestre Monarco, Luis Carlos Magalhães é novo diretor cultural da Portela

Por Rodrigo Coutinho

Demorou, mas finalmente aconteceu. E não poderia ser num momento melhor. Na hora de uma importante reformulação na escola de samba mais vezes campeã do carnaval, Luis Carlos Magalhães, advogado, produtor cultural, professor e colunista do site CARNAVALESCO, foi nomeado o novo diretor cultural da Portela. Quem já teve oportunidade de conhecer o acervo de lívros, fitas e dvd´s sobre a Majestade do Samba, e já testemunhou a emoção dele ao assistir a um desfile da Azul e Branco sabe o quanto isso representa para Luis Carlos.

O convite foi feito há poucos dias, durante a festa de aniversário da porta-bandeira da Beija-Flor de Nilópolis, Selminha Sorriso.

- Para uma pessoa como eu, que sempre estudou a história do samba e principalmente a Portela, é um momento muito feliz. Não esperava e nunca quis isso. Fui surpreendido na última quinta-feira, no aniversário da Selminha. Estava lá o Serginho Procópio e o Marcos Falcon e eles me sondaram. Eu disse que só aceitaria se a Portelaweb e as torcidas estievessem comigo. Deixei isso bem claro, porque acho que o mérito disso tudo é deles. O Marcos e o Serginho me deram carta branca para escolher a equipe que eu quisesse. Aí só ficou faltando a benção do Monarco. E ele abençoou. Ainda mais agora, com Paulinho da Viola dizendo que vai participar também, Marília Barbosa, que está aqui prestigiando, João Baptista Vargens... Vai ser muito trabalho, nem sei por onde começar, mas a rapazeada é boa e bem intencionada.

Luis Carlos Magalhães foi anunciado oficialmente no palco da quadra da Portela no início da noite deste sábado. Logo depois do anúncio, várias pessoas já o procuraram oferecendo ajuda.

- Muitas pessoas já estão dando ideias e outras querendo fazer coisas. A esposa do João Calça Curta dizendo que vai dar a faixa dela de 1952. Isso é credibilidade, mas que não vem de mim. Eu não sou uma figura muito conhecida dos mais velhos. Sou mais conhecido pela nova geração, por causa da internet, mas é o Monarco que está ali, é o Paulinho da Viola que está ali. Isso traz essa credibilidade e faz com que as pessoas se desprendam de tudo aquilo que tem e socializem isso, democratizem as coisas. O que está acontecendo hoje é muito importante. Acabamos de testemunhar um momento histórico para a escola, mas o passado da Portela é que é importante para esse trabalho. Todos querem ser campeões, isso é muito importante, mas o nosso negócio é com a história. Nós vamos tentar trazer isso para toda a juventude e adolescência portelense.

Bênção do Mestre

Como o próprio Luis Carlos afirmou, o convite só seria aceito com o consentimento de mestre Monarco, maior símbolo da Portela atualmente. O cantor e compositor não só aprovou como fez elogios à iniciativa de Marcos Falcon e Serginho Procópio.


- Ele já está abençoado. Esse garoto vale ouro! A Portela tem tudo na mão. Isso tinha que ser corrigido. Havia muitas pessoas aqui que não amavam a escola. Agora temos uma pessoa inteligente e que ama a escola tomando conta do nosso departamento cultural. A diretoria teve sabedoria e fez um gol de placa.

Outro ícone do samba carioca, Bira Presidente, líder do Cacique de Ramos e integrante do grupo Fundo de Quintal concordou com Monarco.

- Luis Carlos Magalhães é um homem que age na calada, não gosta de aparecer. Não é de hoje que ele vem provando que é apaixonado pelo samba e que tem muitas qualidades. E uma dessas qualidades estará a serviço da Portela. Acredito do Fundo do meu Quintal, a Portela está muito bem servida com esse diretor cultural.

Em breve, a escola irá divulgar mais detalhes sobre as ações do mais novo departamento da Azul e Branco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário