Translate

domingo, 2 de junho de 2013

Portela vive êxtase coletivo em sua Feijoada da Vitória

Por Rodrigo Coutinho

Todos os sambistas deveriam ter tido a oportunidade de testemunhar o cenário visto na quadra da Portela, durante a Feijoada da Vitória, que aconteceu neste sábado e teve a confirmação de nomes já antecipados pelo site CARNAVALESCO – Wantuir como intérprete oficial e Rixa e Rogerinho como apoios, além de Diogo Fran como primeiro mestre-sala. Como não se emocionar com uma legião de portelenses, que desde as primeiras horas da tarde lotou a quadra da escola? Como não se comover com o olhar de menino de mestre Monarco, servindo muitas vezes como mestre de cerimônias, apresentando os convidados e participando da roda de samba no palco durante mais de três horas? Como não perceber a volta de nomes importantíssimos ao convívio da escola? Como não constatar que, de fato, ressurge a Portela? A afirmação não é baseada na posição que a escola terá no próximo carnaval, mas sim no ambiente de êxtase coletivo. O orgulho de ser portelense está de volta, isso ficou nítido nos rostos e reações das milhares de pessoas que estiveram no Portelão.

O dia mágico teve a abertura da Velha Guarda musical da Portela e, por volta de três horas da tarde, Serginho Procópio, presidente da Azul e Branco, e Marcos Falcon, vice, subiram ao palco para apresentar a equipe do Carnaval 2014 a agradecer aos votos. Ao lado deles, Monarco, presidente de honra da escola. Os três fizeram questão de agradecer aos eleitores que proporcionaram a vitória por apenas três votos de vantagem sobre o ex-presidente Nilo Figueiredo.

Confira a galeria de fotos do evento

- A portela voltou a sorrir. Isso que está acontecendo aqui hoje é uma demonstração de força da nossa escola. O clima não poderia estar melhor. É um reencontro dos portelenses com a sua história. A Portela não tem dono! Muitas pessoas importantes para a escola estavam sendo tratadas como ninguém. Então emociona ver que a Portela vai recuperar a sua história. Por favor, quem não ama a Portela, deixe-a, procure outra coisa para fazer – pediu Monarco.

- Eu tenho muito orgulho de estar aqui hoje. Vou pedir desculpas para a minha família e para os meus amigos. Terei que me ausentar de alguns compromissos porque vou trabalhar muito para colocar a Portela de novo lá em cima. Mas tenho certeza que não estou nessa sozinho. Tenho vocês, portelenses, que desde o início da nossa campanha nos apoiaram e nos deram esse voto de confiança. Vocês não vão se arrepender e nem se decepcionar. Vamos levar a Portela de volta a briga pelo título! Podem ter certeza – disse Procópio, antes de ser ovacionado pela quadra lotada.

Quem também foi muito aplaudido foi o cantor e compositor Paulinho da Viola. O artista esteve um pouco afastado da escola nos últimos anos, mas prometeu que irá ao Portelão com mais frequência agora. Ao lado de Monarco e de todo o público cantou o clássico ‘’Foi um Rio que passou em minha vida’’, numa das cenas mais emocionantes do dia. Paulinho da Viola e outros portelenses ilustres, como o cartunista Lan, receberam das mãos da diretoria o título de sócios beneméritos. Ainda com relação ao quadro social, Marcos Falcon afirmou que na próxima eleição da Portela ele será aberto a uma nova categoria, a de sócio-torcedor, que será lançada em breve pela direção da escola. Vale destacar também a presença maciça de personalidades do samba, Sombrinha, Marquinhos PQD, Bira Presidente, Mauro Diniz, Marquinhos de Oswaldo Cruz entre outros, prestigiaram a festa.

Enredo e Reforços

Conforme o site CARNAVALESCO bateu em primeira mão na tarde deste sábado, o título do enredo da Portela para o Carnaval 2014 é ‘’Rio, de mar a mar. Do valongo à glória de São Sebastião’’. De acordo com o carnavalesco Alexandre Louzada, o tema prestará uma grande homenagem à cidade maravilhosa. Alexandre explicou também que o enredo sobre as bebidas era dele e chegou a ser oferecido para a diretoria, mas o artista recebeu em troca a proposta e desenvolveu uma concepção que agradou bastante aos diretores portelenses. Em sua terceira passagem pela escola, ele avaliou o momento que a Portela.

- Você está aqui e está sentindo essa atmosfera, esse clima maravilhoso. É algo que enche de esperança. Isso é mais valioso do que qualquer dinheiro para fazer carnaval . É claro que ajuda e é necessário, mas o principal de uma escola e ter isso aqui. Essa vontade, essa gana, esse amor que os torcedores e os desfilantes mostram pela Portela. Estou muito feliz por ter sido convidado pela diretoria. Confiaram no meu trabalho e estou motivado para retribuir essa confiança – disse o artista, que assinou os carnavais de 1985, 1986, 2001, 2002 e 2003, e teve dois quartos lugares como resultados mais expressivos.

Além dele, foram apresentados também o diretor de carnaval Luis Carlos Bruno, o diretor de barracão, Paulinho do Ouro, a porta-bandeira Daniele Nascimento - que volta ao posto que já ocupou e dá prosseguimento à linda história de sua família com o pavilhão portelense, já que é filha de Vilma Nascimento, que fez aniversário neste sábado -, o mestre-sala Diogo Fran – que era terceiro até então –, a coreógrafa da comissão de frente Ghislaine Cavalcanti e os intérpretes Wantuir, Rixa e Rogerinho. Vale ressaltar, de acordo com declaração do próprio Serginho Procópio ao site CARNAVALESCO, que Wantuir é o intérprete oficial da Portela. Rixa e Rogerinho, que já foram intérpretes oficiais da Portela, serão vozes de apoio no carro de som. O colunista do site CARNAVALESCO, Luis Carlos Magalhães, foi nomeado diretor cultural da Portela.

Wantuir falou sobre a felicidade e a nova oportunidade na carreira.

- É um prazer imenso saber que sou o cantor da Portela. É a certeza que estamos fazendo um trabalho certinho, de valorização aos sambas enredo. Não tem muito esse negócio de apoio e voz principal. Acho que aqui estão todos no mesmo propósito. Dar o melhor para que a Portela volte a conquistar títulos. Essa escola é muito grande e essa torcida merece – disse, antes de dar o seu grito e entoar o novo ‘’Toca! Toca, Tabajara do Samba!’’

E ela tocou. Ao som da bateria que continua tendo o mestre Nilo Sérgio no comando e a cada ano vem fazendo ótimos trabalhos, foi encerrada um dia inesquecível para quem esteve na quadra da Portela.



Fonte: www.carnavalesco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário