Translate

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

É segredo! Júri do Carnaval será definido horas antes do desfile

Por Redação

Difícil achar num passado recente um Carnaval tão marcado por mudanças de regulamento. Depois de várias alterações com relação a número de alegorias, diminuição do tempo do desfile e cabine de júri unificada… agora a Liesa – a Liga Independente das Escolas de Samba – apresenta novas sacadas também no anúncio dos jurados em 2017.

A entidade definiu que serão 54 julgadores selecionados (36 titulares e 18 reservas), que serão posicionados em quatro cabines espalhadas pela pista. Os nomes dos responsáveis por avaliar as escolas do Grupo Especial vão ser desvendados apenas no Domingo de Carnaval, dia 26 de fevereiro, na noite de abertura dos desfiles, a partir das 19h no Centro de Convenções Sul-América, no Centro do Rio, quando haverá um encontro entre as instituições envolvidas.

São seis jurados por quesito. No evento que antecederá o início dos desfiles, quatro serão sorteados como titulares e dois vão esquentar o “banco” de reservas. Os julgadores do corpo titular ficarão sabendo, no mesmo dia, o posicionamento de cada um na Avenida. Entre os reservas, será definido um primeiro reserva e um segundo reserva. Em caso de ausência de um avaliador, o primeiro reserva daquele mesmo quesito assume a vaga e terá a nota computada entre as quatro válidas no processo.

Jurados reservas também avaliam

Para comportar os reservas, foram construídos andares acima dos módulos 1 e 4. O item do descarte, que exclui a pior nota de cada escola num determinado quesito, continua valendo na apuração.

A título de competição, valem as notas dos 36 titulares. Os reservas, embora não participem da apuração da Quarta-feira de Cinzas, também avaliam, mas as considerações deles não serão divulgadas, tampouco válidas para o resultado do Carnaval, sendo apreciadas apenas pela Liesa, que fará uma análise individual de cada um deles para a manutenção ou não no colegiado julgador no futuro.

A ideia dos jurados reservas foi ventilada pela primeira vez por Casagrande, mestre de bateria da Unidos da Tijuca, que ao Sambarazzo sugeriu a proposta, que acabou também sendo pensada pela liga.

Com titulares e reservas, júri da Liesa será conhecido apenas horas antes dos desfiles na Sapucaí – Foto: Michele Iassanori/Sambarazzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário