Translate

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Proibido pra menor… de 5 anos! Crianças não podem ir aos ensaios técnicos: ‘Não adianta reclamar’

Por Luiz Felippe Reis

Os pais têm todo o direito de passar a paixão por samba e Carnaval adiante, desde os primeiros anos de vida dos herdeiros. Mas essa transferência de amor pelo gênero que embala a festa mais popular do planeta não dá pra ser feita nos ensaios técnicos da Marquês de Sapucaí, que começam no dia 15 de janeiro.

Por decisão da 1ª Vara da Infância e da Juventude – que vigora desde 2015 -, não é permitida a entrada de crianças menores de 5 anos de idade na Avenida.

O coronel Celso Pereira de Oliveira, coordenador geral de segurança do Sambódromo e representante da Liesa nos órgãos públicos, é quem faz o alerta para que os pais não levem os filhos pequenos à Passarela do Samba nos dias de ensaio.

– É importante bater nessa tecla. Não levem crianças menores de 5 anos. Nós cumprimos uma decisão judicial. É também ideal que para as crianças maiores de cinco anos se leve uma identificação do menor, pra que haja a liberação mais tranquila. A decisão que nós cumprimos é exatamente pra proteger as crianças. É muito calor, som alto das baterias, tem o tumulto, né? Muita gente, pode ter algum problema. É pra resguardar a criança mesmo. E na hora não adianta reclamar, é uma decisão da vara da infância – explica o coronel, que tem 22 anos de serviços prestados à Liesa.

Nos ensaios técnicos preparatórios para o Carnaval 2016, a nova regra deixou alguns pais surpresos nos dias das apresentações das escolas na pista de desfiles. Até o intérprete Wander Pires, na época da Estácio de Sá e hoje na Mocidade, teve que cortar um dobrado para conseguir entrar na Sapucaí com os filhos Vander e Wandrey, de 5 e 7 anos.

Responsável pela segurança, fiscalização e controle de acesso do Sambódromo, o coronel reconhece que a impossibilidade de levar crianças com menos de 5 anos de idade nos ensaios era algo desconhecido para alguns pais até o ano passado, e aproveita para explicar o procedimento da identificação dos menores – acima de 5 anos – nas entradas da Sapucaí.

– Ano passado não foram tantos inconvenientes. Mas muita gente não sabia da decisão judicial também. É uma ação conjunta. Em todas as entradas do Sambódromo há postos de identificação, onde a Guarda Municipal faz esse trabalho de recepção, identificação e credenciamento das crianças com as pulseirinhas para que possam ter ingresso (aos ensaios) – finaliza.

Os ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí acontecem a partir do dia 15 de janeiro, um domingo, e vão até a semana de véspera do Carnaval, dia 19 de fevereiro. Os ingressos para acompanhar os treinos das escolas de samba na Avenida são gratuitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário