Translate

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Repercussão do sorteio: como cada escola reagiu à posição de desfile

Por João Carlos Martins

Cabeça baixa, sorriso, palmas e gritos. Diferentes foram as reações de cada escola de samba ao saber em qual posição desfilará no Carnaval 2019. O sorteio organizado pela Liesa desta terça-feira (17), na Cidade Samba, definiu a ordem do Grupo Especial no domingo, 3 de março, e segunda-feira, 4 de março, do ano que vem. O SRzd esteve presente na festa e revela como as agremiações reagiram às posição sorteadas.
Vale lembrar que, por decisão de plenária, Império Serrano, Unidos do Viradouro, Acadêmicos do Grande Rio e São Clemente tiveram ordem definida anteriormente e não participaram do sorteio na Cidade do Samba. O Império abrirá o domingo de Carnaval, seguido por Viradouro e Grande Rio. Já a São Clemente ficará responsável por ser a primeira a desfilar na segunda-feira.
Confira as reações das escolas:

Beija-Flor de Nilópolis
A atual campeã do Carnaval não teve a mesma sorte do ano passado e será a quinta a desfilar do domingo. Primeira a sortear, a Beija-Flor tinha 60% de chance de conseguir a segunda-feira, mas o vice-presidente Almir Reis ficou com o número 3 e foi para a primeira noite. Boa parte dos torcedores de outras agremiações comemoraram o resultado. Não se pode dizer o mesmo dos integrantes da azul e branca.
Almir contou ao SRzd que gostaria de ser a quinta de segunda-feira. Não conseguiu o dia, mas ficou com a posição. Na etapa seguinte do sorteio, o vice-presidente comemorou ao pegar a bola de número 5.
A porta-bandeira Selminha Sorriso saiu satisfeita com a ordem: “Eu acredito sempre no que está escrito. Se estava escrito que a Beija-Flor era para ser no domingo, então é domingo. Adorei a posição. Eu gosto do Carnaval da noite. A Beija-Flor pode ser campeã. Tá na hora de quebrar esse tabu da campeã sair sempre na segunda-feira”.

Paraíso do Tuiuti
Surpresa no domingo do Carnaval 2018, o Tuiuti desfilará na segunda-feira em 2019, e conseguiu a posição mais cobiçada do dia: a quinta. Integrantes da agremiação vibraram com ambos os sorteios, que definiram a escola na segunda-feira e depois na posição cinco.
O presidente Renato Thor, que havia dito ao SRzd que preferia ser a quarta do segundo dia, saiu feliz com a ordem de desfile: “Muito satisfeito. Eu antes falei que queria ser a quarta de segunda, mas eu sou uma pessoa de muita fé e, nessa noite, graças a Deus, o Paraíso do Tuiuti foi iluminado”.

Acadêmicos do Salgueiro
O ano de 2019 será mais um para aumentar a estatística da vermelha e branca: o Salgueiro é a escola que, nos últimos anos, mais desfilou no domingo de Carnaval. No sorteio desta terça-feira (17), a agremiação ficou com a posição menos desejada das que poderiam ser sorteadas: a quarta de domingo.
A presidente Regina Celi deixou a responsabilidade nas mãos do novo presidente de honra, Rafael Alves. O patrono sorteou a bola 4 nas duas vezes e não teve como escapar da posição ‘temida’. Para a mandatária Regina Celi, no entanto, não há problemas para o Salgueiro desfilar na ordem sorteada: “Tá bom. Segunda-feira a gente se distrai e brinca. Domingo tá forte”.

Portela
Com a ‘mão santa’ de mestre Monarco, a Portela desfilará, pela sexta vez consecutiva, na segunda-feira de Carnaval. O dia foi bastante comemorado pelos integrantes, mas a posição sorteada deixou uma impressão de que poderia ser melhor.
A porta-bandeira Lucinha Nobre havia contado ao SRzd que a escola queria ser a quinta de segunda-feira. Muitos portelenses pelas redes sociais manifestaram o desejo da agremiação encerrar o Carnaval. A azul e branca, no entanto, será a terceira a desfilar.
“Ótima posição. É segunda-feira. Até agora tá tudo dando certo: enredo, sorteio, comunidade animadíssima, só falta o samba, que eu tenho certeza que vai ser muito bom também”, disse, satisfeito, o presidente Luis Carlos Magalhães.

Estação Primeira de Mangueira
Desde que o carnavalesco Leandro Vieira chegou à Mangueira, a agremiação só desfila na sexta posição. Em 2019, não será diferente. A única mudança é em relação ao dia de desfile. Em 2018, a verde e rosa se apresentou domingo. No ano que vem, desfilará segunda.
O presidente Chiquinho tirou as bolas 9, na primeira etapa, e 6, na segunda etapa. Em ambos os sorteios, a nação mangueirense vibrou com o resultado. Leandro Vieira, em conversa com o SRzd, era só felicidade. Apesar de ter manifestado o desejo de encerrar os desfiles, o carnavalesco lembrou que a sexta escola se concentra no Balança Mas Não Cai, lado preferido da agremiação.
“Foi bom. Eu imaginei que a última escola fosse no Balança, mas, com sete, a última fica nos Correios. Eu não gosto dos Correios. Então, a Mangueira vai ser a última do Balança. Tá tudo ótimo”, comemorou Leandro Vieira.

Mocidade Independente de Padre Miguel
Posição bastante cobiçada em anos anteriores, ser a última a desfilar em 2019 não estava no primeiro plano de quase nenhuma agremiação. Restou para a Mocidade Independente a missão de encerrar a folia do ano que vem e enfrentar um dos maiores desafios para os carnavalescos: a luz do dia, que já esteve presente no desfile da escola em 2018, quando fechou o domingo.
“Eu acho que fechamos bem. Eu queria uma posição de lado ímpar e conseguimos. Como sortearam na minha frente as posições 3 e 5, eu, obviamente, queria a sétima e foi o que aconteceu”, disse o presidente Rodrigo Pacheco, que preferia ser a quinta escola, mas saiu feliz com o resultado.

Unidos da Tijuca
Outra escola que, assim como a Mocidade, terá de driblar a luz do dia, só que no domingo de Carnaval. A Tijuca, através do presidente Fernando Horta, sorteou as bolas 2, na primeira rodada, e 7, na segunda etapa, e terá a missão de encerrar a noite (ou dia) inicial de desfiles do Grupo Especial em 2019.
Para a carnavalesca Annik Salmon, no entanto, a luz não atrapalhará a apresentação da azul e amarela do Borel. “Para mim, domingo está mais forte que segunda. Durante o sorteio, começamos a torcer para fechar e conseguimos”, disse.

Imperatriz Leopoldinense
A agremiação foi a mais azarada na primeira rodada do sorteio. O presidente Luiz Pacheco Drummond tirou a bola de número 1 e foi direto para o domingo de Carnaval. O fato foi bastante comemorado pelos integrantes de Vila Isabel e União da Ilha, pois a representante de Ramos ficou com a última vaga do primeiro dia e deixou a segunda-feira livre para as duas coirmãs.
Na segunda rodada, o presidente teve mais sorte e ficou com a sexta posição. Fato comemorado pelos carnavalescos Kaká e Mário Monteiro, que não queriam desfilar de manhã para não atrapalhar a iluminação das alegorias.
No entanto, o diretor de Carnaval, Wagner Araújo, fez ressalvas quanto a posição devido à concentração ser no Balança Mas Não Cai: “A posição é boa. O problema é só é o lado, o viaduto. Nós já tínhamos um planejamento e teremos que mudar um pouco”.

Unidos de Vila Isabel
A escola que vibrou ao saber que estava na segunda-feira, não ficou tão satisfeita assim com a posição de número dois. A agremiação era a única que manifestou desejo em fechar o Carnaval 2019, mas desfilará no início do segundo dia.
O coreógrafo da comissão de frente, Patrick Carvalho, disse que a posição é o que menos importa, mas gostou do resultado. “Com tudo que eu vejo no barracão, eu queria qualquer ordem”, comentou.

União da Ilha do Governador
A estreia de Djalma Falcão como presidente da União da Ilha começou com o pé direito. O substituto de Ney Filardi sorteou as bolas que deixaram a agremiação em posição considerada nobre: quarta de segunda-feira. O resultado foi comemorado pelos integrantes na festa.
A escola se concentrará no lado do Balança Mas Não Cai e terá a companhia do viaduto, o terror dos carnavalescos devido à dificuldade de movimentação dos carros alegóricos. O diretor de Carnaval, Dudu Azevedo, disse que gostou muito da posição e afirmou que o problema de concentração é fácil de ser resolvido: “É questão de projeto. É só saber se planejar que tudo dá certo”.



Fonte: www.srzd.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário