Translate

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Prefeito entrega à Portela o Troféu Cultura Negra no Carnaval


Prêmio contempla 17 grupos carnavalescos cujos enredos abordaram as origens e expressões das comunidades afro-brasileiras

O prefeito Eduardo Paes participa da cerimônia de entrega do Troféu Cultura Negra no Carnaval, nesta segunda-feira, 2, a partir das 20h, no Teatro Rival. Na ocasião, o prefeito entrega o prêmio à Portela, que esse ano homenageou os 70 anos de Clara Nunes e levou à Sapucaí ícones da festa e da cultura baiana como o Afoxé e Olodum.


O prêmio, promovido pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Rio de Janeiro (Comdedine-RJ), em parceria com a Prefeitura e o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves, contempla escolas de samba, blocos e grupos carnavalescos, cujos enredos tratam de temas relacionados às comunidades afro-brasileiras.


O Teatro Rival fica na Rua Álvaro Alvim, 33, Cinelândia.


Sobre Troféu Cultura Negra Carnaval

O prêmio, criado em 1995, contempla anualmente às agremiações de samba, cujos enredos abordem as origens e expressões das comunidades afro-brasileiras. O troféu proporciona o resgate das raízes do povo negro brasileiro, ao mesmo tempo em que chama a atenção para os artistas que constroem a maior festa popular do povo carioca, também conhecida como uma das grandes expressões culturais do planeta.
Disputa - A Comissão de Cultura da Comdedine-RJ acompanha a evolução das escolas de samba e blocos carnavalescos inscritos durante os desfiles do Sambódromo, da Estrada Intendente Magalhães, na Avenida Cardoso de Moraes e na Avenida Rio Branco. O critério para a premiação é aplicado pela Comissão de Avaliação criada pela Comissão de Cultura e aprovada em Plenário do Comdedine-RJ.

A estatueta, representação de um corpo humano a desenvolver passos de samba enquanto toca um tamborim, foi idealizada pelos pesquisadores do Comdedine-RJ, Bernardes Filho e Jaci Guimarães, e criada pelo artista plástico Cláudio Barros. Reunindo harmoniosamente a arte plástica e a rítmica, ela demonstra a versatilidade, o dinamismo e o poder de comunicação do negro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário