Translate

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Especial Eleições na Portela: Confira entrevista feita com Nilo Figueiredo em abril e saiba o motivo

Por Rodrigo Coutinho

Conforme fez na eleição ocorrida na Estação Primeira de Mangueira há cerca de vinte dias, o site CARNAVALESCO buscou junto aos candidatos inscritos no pleito portelense dar o maior espaço possível para a divulgação e propagação de suas ideias e plataformas de campanha. Na última terça-feira, entrevistamos o candidato Serginho Procópio, da chapa ‘’Portela Verdade’’, em evento realizado na Zona Norte do Rio de Janeiro. A íntegra da entrevista foi publicada na última quarta-feira. O mesmo seria feito com o candidato Nilo Figueiredo, atual presidente e líder da chapa ‘’Portela, Nossa Paixão’’.

Desde a quarta-feira da semana passada (dia 08 de maio), porém, tentamos, sem sucesso, a marcação de uma entrevista com Nilo Figueiredo nos mesmos moldes da feita com Procópio. O primeiro contato foi feito direto com o dirigente, que aceitou conceder a entrevista, mas pediu que fosse marcado com a assessoria de imprensa da escola na última segunda-feira (dia 13 de maio). Entramos em contato com a assessoria da escola, que tentou junto ao presidente a marcação da entrevista. Esperamos até a última terça-feira (dia 14 de maio) uma resposta que não veio. Entramos em contato mais uma vez com a assessoria da escola, que informou que o presidente Nilo estaria resolvendo vários assuntos particulares e, portanto, não estava encontrando tempo hábil para nos atender. Ligamos mais uma vez para o presidente, que novamente pediu para que a entrevista fosse marcada com a assessoria de imprensa.

Para dar a todos o mesmo direito de expressão, o site CARNAVALESCO publica hoje uma entrevista feita com Nilo Figueiredo no dia 07 de abril, durante lançamento de sua chapa na quadra da Portela. Vale lembrar que as questões abordadas anteriormente não seriam abordadas atualmente, portanto há alguns trechos da entrevista desatualizados. Confira abaixo o conteúdo:






O que esperar de sua nova gestão caso seja reeleito?

Que a gente possa ter uma formação diferente da usada no passado, com novas pessoas, técnicos, para que a gente possa fazer carnavais melhores e arrecadar mais. Não é fácil arrecadar numa escola como a Portela. Aqui as pessoas não têm condições de pagar R$ 50,00 para assistir a um ensaio. Se a Portela coloca o ingresso a R$ 15,00 é difícil encher aqui, amigo. O pessoal da Zona Sul e da Tijuca é diferente. Aqui eu busco manter também o meu projeto odontológico, que atende a mais de 200 pessoas da comunidade. Agora você vê, é fácil manter isso? Com certeza não. Nós precisamos de cada vez mais ajudas do Governo. Temos a Petrobras, que nos ajuda bastante com os projetos sociais. Me lembro que quando o Lula veio aqui eu disse pra ele, já naquele época, que o Governo poderia ajudar mais as escolas de samba. Tem que mudar algumas coisas. Quando a Portela vai receber o recurso vem pequenininho, tem outras que vem desse tamanhão.

Qual é a principal realização da sua última gestão?

As alas da Portela são quase todas da comunidade. Ninguém paga fantasia aqui não. Fomos reduzindo pouco a pouco as alas comerciais e você tem visto que o pessoal está cantando e a escola tem tirado dez em harmonia. Quem paga essas fantasias é a escola.

Há alguns anos temos chorado em algumas questões. Por exemplo, a nossa bateria, que vem ganhando prêmios há anos e todo ano perdia ponto. Este ano conseguimos as notas dez, mas perdemos em enredo. Um enredo relevante para a cultura, falando sobre o bairro de Madureira. E as justificativas foram absurdas, colocaram tudo na conta do carnavalesco. Você sabia disso? Mas não adianta reclamarmos da forma que você tava vendo alí (Nota da Redação: Neste momento, Nilo Figueiredo aponta para a carreata feita pela chapa ‘’Portela Verdade’’ na rua da quadra e condena a atitude). Isso é falta de respeito.

Como recebe as acusações e críticas dos últimos dias?

Todo mundo tem a sua opinião e é livre pra votar. Agora chegar aqui e me chamar de ladrão, dizer que eu sou matador não pode. Isso é uma falta de respeito, mas não é comigo, é com a Portela. O cara pode me achar bonito ou feio, mas querer fazer isso com a Portela é errado.

Tem o Alexandre Louzada (carnavalesco), o Bruno Ribas (intérprete) e estamos vendo onde podemos melhorar um pouquinho. A bateria da Portela precisa mexer? Acho que não. Sobre o enredo tem algumas coisas sim. Conversa aqui tem um monte. Se você ouvir dá até enredo (risos).

E as chances na eleição? Acha que vai vencer?

Eu não me meto nisso. Você tem que perguntar para o presidente do Conselho e o Secretário. Vê com eles como está a situação.

Sobre a denúncia envolvendo a Piraquê, o que tem a falar?

Isso não existe. Primeiro que não veio 500 mil reais nada, veio 150 mil. (Nota da Redação: Neste momento, Nilo pede para desligar o gravador e encerra a entrevista).

Uma das perguntas que seriam feitas na entrevista desta semana abordaria a questão das seguidas denúncias publicadas pelo jornal O Dia. O site CARNAVALESCO pediu à assessoria de imprensa da Portela uma declaração de Nilo Figueiredo sobre o caso. De acordo com a resposta, o dirigente não irá se pronunciar sobre o assunto, que está sendo cuidado por seus advogados.

Tempo Real da eleição

A partir das primeiras horas da manhã do próximo domingo, vamos transmitir diretamente da quadra da Portela todos os detalhes da eleição mais aguardada dos últimos anos no carnaval carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário