Translate

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Julgador Pérsio Gomyde Brasil lança livro sobre os desfiles das escolas de samba

Por Antonio Junior

Escrito pelo historiador e julgador do Grupo Especial, Pérsio Gomyde Brasil, o livro “Da Candelária à Apoteose – Guia comentado do Grupo Especial/RJ” reúne os dados, as curiosidades e a visão do julgador que há seis anos avalia o quesito Enredo na elite do carnaval carioca. Pérsio contou como começou a colher as informações que ajudaram a compor o livro, que faz um passeio pelos últimos 44 carnavais das escolas de samba do Grupo Especial do Rio.
- Na época não existia internet e eu escrevia muito, então posso te falar quem foi a segunda escola a desfilar em 1971 e em que colocação ela ficou. Um dia eu fui procurar um livro que me contasse a história dos desfiles e não achei. E foi a partir daí que surgiu a ideia de fazer esse livro. Eu tinha um arquivo muito grande de jornais e revistas, além desses escritos que eu sempre fiz e de uma memória, que graças a Deus, é privilegiada. Mas eu não queria um almanaque, apenas com dados estatísticos, mas sim um livro que envolvesse emoção. Nesse livro, eu conto como foram os desfiles a partir da minha visão.
O julgador deu mais detalhes do livro e divulgou algumas curiosidades da obra que em breve será adaptada para o E-book.
- No final de cada ano, tem uma sessão chamada Rapidinhas, de coisas que só eu vi, ou pesquisei. Entrevistei muita gente e tenho que agradecer a essas pessoas, principalmente às velhas guardas das agremiações.  O livro está completo. Temos a ficha técnica ano a ano de cada escola, temos todas as notas de 1970 até 2014, de todos os quesitos e todos os jurados. Tem um glossário sobre termos do mundo do carnaval. Dizemos até se chovia ou não no determinado desfile da escola em qualquer um desses 44 anos. Modéstia a parte, é o livro que eu queria ler (risos).
Para contar a história do livro, Pérsio diz que é preciso contar sua própria história, que se mistura com os desfiles da Candelária nos anos 70.
- Quando eu tinha doze anos, ou seja, há 45 anos, descobri o que era um desfile das escolas de samba, na Candelária. Eu não tinha dinheiro e fui com um vizinho, que me colocou em cima de um caixote para assistir aquela festa. E eu nunca tinha visto nada igual, porque era tanta luz, tanta cor e tanto som, que naquele momento eu me apaixonei pelo carnaval e pelo desfile das escolas de samba. Eu era um garoto muito tímido e solitário, e me envolvi com aquilo. O carnaval passou a fazer parte da minha vida ano a ano.
Ele agradeceu o apoio da editora e da Liesa, para ele, fundamentais na conclusão do livro, e disse que já procura um substituto para dar continuidade à obra.
- Tenho muito que agradecer a Liesa, que me convidou há seis anos para ser julgador e que facilitou muito a execução desse trabalho. Tenho que agradecer a Editora Multifoco, que me dá toda a liberdade pra trabalhar. E eu já estou à procura de um sucessor. Sou professor, historiador, cronista, mas não sou eterno. E eu quero muito que esse livro continue, mesmo depois da minha passagem por aqui.
O livro custa R$ 70,00 e pode ser adquirido pela internet, no site da editora Multifoco: www.editoramultifoco.com.br, e em breve será disponibilizado no site da Liesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário