Translate

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Por desfile mais dinâmico, Liga sugere mudanças na apresentação das escolas do Grupo Especial

Por Albeto João

O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) conversou com o site CARNAVALESCO e contou que sugestões vão ser apresentadas, em reuniões plenárias, para que o desfile do Grupo Especial fique mais dinâmico. Jorge Castanheira frisou que nada será exigência ou modelo para ser copiado por todas escolas. O ponto central está no início dos desfiles. Tomando quase cinco minutos do tempo, em cada cabine de jurados, a principal sugestão é a volta do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira para frente da bateria.

- Será que não é melhor o casal voltar para frente da bateria? Vou sugerir, mas é facultativo. A escola escolhe o que prefere, mas é muito mais pulsante e dinâmico ver o casal evoluindo perto da bateria. É uma mera sugestão. A logística de desfile é de cada escola. O importante é buscarmos parar menos o desfile - explicou Castanheira, que ainda vai colocar como sugestão, limitar o número de tripés, possivelmente três por escola, fixar o número mínimo de cinco alegorias e o máximo de sete, e que apenas um carro seja acoplado.

O presidente da Liesa contou ainda que existe a possibilidade dos desfiles começarem 21h30 no domingo e segunda, mas que o assunto ainda será conversado com todas escolas e com a TV Globo, detendora dos direitos de transmissão. Ele também comentou o uso da meia entrada em todos os setores do Sambódromo. - Vamos sentar com o Procon e com o nosso jurídico para atender da melhor maneira possível todas demandas legais e do público - disse.

Sobre o julgamento do carnaval de 2014 e possíveis mudanças no quadro de jurados para 2015, Jorge Castanheira afirmou que vai analisar profundamente cada nota dada em 2014. - Sempre analiso cada ano profundamente. Fiz isso em 2013, quando analisei cada nota de julgador do Especial e Acesso, e a mesma coisa acontecerá com o de 2014. A gente tenta oxigenar, trazer pessoas mais jovens, com cabeça mais arejada, dando oportunidade de reciclagem no corpo de jurado. Agora onde houve erro, falha ou desvio de curso e que a gente precise reposicionar, nós vamos atuar, não tenha dúvida. Ainda mais com as câmeras que tivemos em cada cabine de jurados, eu vou poder analisar claremente o desempenho de cada julgador ou de cada escola na hora da apresentação - prometeu Jorge Castanheira.

Segundo o presidente da Liesa, o sorteio da ordem de desfile para o Carnaval de 2015 fez a disputa ficar ainda mais equilibrada. - Os dois dias estão muito fortes. A disputa está muito equilibrada. Todas escolas estão buscando reforçar o grupo de trabalho. Essa busca incessante pelo bom resultado virou uma marca. A capacidade de investimento das escolas, por meio dos convênios, torna tudo muito difícil na hora do resultado. Impossível apontar uma favorita para ser campeã ou alguma para descer. Pode ser até que aconteçam erros, mas o grupo de trabalho da Liga procura sempre o melhor. Quando acontecer algum erro é meu, debitado na minha conta, porque é missão do presidente. Tudo será avaliado, o regulamento e o número de alegorias. Tudo em prol do carnaval. Vejo a mesma coisa na Lierj, que tem buscado uma posição atuante e cada vez mais forte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário