Translate

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Portela e Secretaria do Ambiente fecham parceria em prol da moda sustentável

Por GRES Portela



As fantasias da Portela do Carnaval passado e dos próximos desfiles a partir de agora ficarão eternizadas em roupas e acessórios. Por meio do projeto EcoModa, da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, moradores da região de Madureira e Oswaldo Cruz estão sendo capacitados e vão aproveitar totalmente o azul e branco da Portela para inventar moda sustentável.
Nesta segunda (29/09), o secretário do Ambiente Carlos Portinho e o presidente da Portela Serginho Procópio assinaram um Termo de Cooperação Técnica para formalizar a parceria.  O EcoModa da Portela já conta com 50 alunos da região, divididos em duas turmas com aulas três vezes por semana nos horários da manhã e tarde.
“Nós encontramos aqui na Portela um ambiente todo preparado, com espaço adequado e equipamentos. O que precisavam era de profissionais, para ensinar o conceito de reuso e de reaproveitamento total de peças de vestuário, tecelagem etc. Peças usadas no trabalho feito pela escola de samba para o Carnaval e as sobras, que ocorrem naturalmente, podem ser reaproveitados e voltar ao mercado”, explicou o secretário.
“Com a Portela é uma relação de ganha-ganha. Ganha a Portela e ganha o estado. Podemos estimular essa política de reuso, aproveitando que a escola é o núcleo dos bairros de Madureira e Oswaldo Cruz e dessa região”, ressaltou Portinho.
O presidente da Portela Serginho Procópio declarou que a parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente já está dando certo. Segundo ele, a região se profissionalizando e o que é aproveitamento total, passa adiante esse conhecimento, que deve ser ensinado ao mundo.
“A gente sabe que no Carnaval tem muitas sobras. O que seria lixo agora é arte. Arte nas mãos desses profissionais. Não existe lixo. Existe reaproveitamento e isso é muito importante, não só para a Portela, mas para o mundo”, ressaltou Sergio Procópio.
O EcoModa tem como foco a educação ambiental, redução da geração de lixo e a inclusão social com geração de renda. O projeto se baseia no aproveitamento total de materiais para confecção de roupas e acessórios. A matéria prima sustentável, como  restos de tecidos, cds, banners, que iria para o lixo, é transformada em bolsas, saias e vestidos.
EcoModa
Com a abertura do EcoModa Portela, agora são 14 os núcleos do projeto. Os outros estão localizados no Complexo do Alemão, Angra dos Reis, Belford Roxo, Cabuçu (Nova Iguaçu), Duque de Caxias, Fogueteiro (Rio Comprido), Itaguaí, Complexo da Maré,  Mangueira, Guapimirim, Cordovil, Paracambi e São Gonçalo.
O EcoModa já formou 853 moradores de comunidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário