Translate

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Alô, bateria! Tabajara quer Portela 'dando trabalho' em 2015

Por Rafael Arantes

De olho no título. É assim que a bateria da Portela está trabalhando para o Carnaval de 2015. Mestre Nilo Sérgio não esconde o objetivo de levar uma grande apresentação da Tabajara do Samba para a Avenida com o intuito de ajudar a escola a garantir o ponto mais alto do pódio da folia carioca e, para isso, vai manter a linha de trabalho tão elogiada nos últimos anos na busca pelas esperadas notas máximas e o reencontro da Azul e Branca com o grito de "é campeã".
- Vamos dar trabalho em 2015. Tenho certeza disso. Estamos dando continuidade ao trabalho que estamos fazendo há alguns anos e, agora, vamos estar cada vez mais unidos para levar a escola ao título. Esse está sendo o lema da nossa bateria para o ano que vem. Vamos trabalhar forte para somar aos demais segmentos da escola e levar um verdadeiro espetáculo para a Sapucaí.

Afinação
- Nossa afinação já perdeu muito ponto no passado e, por isso, faço um trabalho muito específico. Chegava a ter medo dessa parte, mas conseguimos implementar um padrão próprio. Agora temos uma identidade quanto a isso também. Trabalho sempre com três afinadores pela bateria e, sempre que noto qualquer alteração, eles já estão a postos para solucionar. Esse é o importante de uma bateria que trabalha bem em conjunto.

Andamento
- Queremos subir a bateria com 146 bpm e depois acertando tudo perto dos 144. Esse é um trabalho muito forte que fazemos em cima das marcações, já que nossas caixas não correm por serem meio que calangueadas. Vou para Avenida com três mentrônomos e assim que notamos alguma oscilação já pensamos em alguma bossa ou outra solução para retomar nossa base. Vamos para os ensaios de rua com todos os marcadores presentes para, justamente, estar cada vez mais preparados nessa questão de andamento.

Paradinhas
- Esse ano vamos para a Sapucaí com três paradinhas. Gosto de fazer um trabalho tranquilo e vou passando uma de cada vez para os ritmistas. Estamos com uma já bem encaixada e vamos começar a trabalhar a segunda. Gosto sempre de um trabalho em cima da melodia, mas vamos com uma surpresa desta vez. Temos uma brincadeira que 'saio e volto' para o samba e, por isso,  será trabalhada com mais cuidado: tem tudo para dar muito certo.

A grande aposta
- Nossa arma é o conjunto e não somente da bateria, mas de toda a escola. Estamos com um bom samba, uma comunidade aguerrida e com uma vontade imensa de fazer um grande carnaval,. Não adianta pensar apenas na bateria e, por isso, não tenho nenhuma super aposta dentro da bateria em si. A escola é o nosso ponto alto!
Bateria Tabajara do Samba - Portela
Mestre: Nilo
Rainha: Patricia Nery
Ritmistas: 300
Andamento planejado: Entre 144 e 146 bpm
Bossas para a Avenida: Três
Diretoria: Assênio, Sidcley, Sampaio, Douglas, Vitor, Nilson, Raul, André, Bombeiro, Marçalzinho, Cacau e Rato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário