Translate

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Carnaval do Rio sacode a França com o 'Trem do Samba'

Redação SRZD

A cidade de Lille, no Norte da França, viveu no último fim de semana, dias 25 e 26 de setembro, a experiência de ser a capital europeia do samba. Cerca de 400 mil pessoas sambaram atrás de carros alegóricos vindos diretamente do Brasil, movidos a samba e eletrizados por passistas, acrobatas, dinossauros e cantores, tudo junto e misturado, num grande desfile pela principal rua da cidade, emendado diretamente no show do Trem do Samba, o convidado de honra na edição 2015 desse megafestival.

"Eles demoram um pouco a pegar, mas depois foi apoteótico", diz o sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz. Do palco da imponente Grand Place, ele comandou o Trem do Samba nessa primeira parada na França, apresentando seus ilustres passageiros: as meninas do Jongo da Serrinha, em coloridíssimos trajes de gala; Tia Surica - a grande dama do samba; o casal de passistas Fran e Valci Pelé e Thaís Macedo, a jovem estrela em ascensão no mundo dos bambas.

Foi bonito e - dizem os festivaleiros- nada mais será como antes nessa cidade do norte da França, cinzenta e fria na maior parte do ontem, mas neste fim de semana cheia de sol e enfeitada com doze totens importados de doze escolas de samba brasileiras, homens e mulheres com adereços carnavalescos pelo corpo. Era um Brasil mítico celebrado pelas ruas, palcos da cidade e centros culturais, pontuado pelo o samba de tradição, aquele reverenciado pelo projeto cultural de Marquinhos e seu trem cheio de bons músicos. A banda de cinco percussionistas, um cavaquinho e um violão, acompanhou com graça as estrelas do samba.

O Trem do Samba, que faz sua primeira viagem internacional, já virou parte do patrimônio cultural brasileiro. Há exatamente 20 anos, saiu pela primeira vez da Central do Brasil em direção a Oswaldo Cruz para rememorar com festa a tradicional cena dos sambistas. No último fim de semana, Marquinhos de Oswaldo Cruz, o cara que deu à esta festa francesa os sons do samba e fez do trem o seu cenário, rememorou esta história, no palco da Grand Place de Lille, sábado à noite, e na Gare Saint Sauver, no entardecer de domingo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário