Translate

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Museu do samba grava depoimentos de Angela Nogueira e Celsinho de Andrade da Portela

By Juninho Tititi

Programação é gratuita e acontece no sábado, em dois horários


Como parte do projeto de salvaguarda da memória do samba, o Museu do Samba grava, neste sábado, 17 de outubro, mais duas entrevistas com personalidades cariocas para o projeto “Depoimentos”, que já registrou cerca de 90 gravações em vídeo com nomes representativos do universo do samba e das escolas de samba do Rio de janeiro. Nesta edição, Ângela Nogueira, viúva de João Nogueira e mãe de Diogo Nogueira, e o compositor Celsinho de Andrade, da Portela, são os convidados a contarem suas memórias, trajetórias e curiosidades vivenciadas nas rodas de samba e nas agremiações carnavalescas.

O projeto “Depoimentos” é aberto ao público e a entrada é gratuita. Interessados podem fazer reservas de lugares pelo e-mailcontato@museudosamba.org.br ou se inscrever na hora, no local do evento, de acordo com a lotação do auditório. O Museu do Samba (antigo Centro Cultural Cartola) fica na Rua Visconde de Niterói, 1296, na Mangueira, Zona Norte do Rio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 3234-5777.

As entrevistas serão comandadas pelo jornalista Aloy Jupiara e pela pesquisadora Rachel Valença em dois horários distintos. Às 10h é a vez de Ângela Nogueira falar sobre seu envolvimento com o samba. Foi no quintal de sua casa que João Nogueira e outros sambistas eternizaram composições como “Das 200 pra lá”, “Nó na madeira” e “Súplica e canto do trabalhador”. Também em um destes encontros foi fundado o Clube do Samba, que após a morte de João continuou a ser tocado pela viúva.

Às 13h é a vez de Celsinho de Andrade, compositor da Azul e Branco de Madureira, nascido e criado em uma família portelense. O compositor foi vencedor de sambas-enredos em sua escola do coração nos anos de 2007, em parceria com Diogo Nogueira, na obra “Os deuses do Olimpo na terra do carnaval: uma festa dos esportes, da saúde e da beleza”; e em “Reconstruindo a Natureza, Recriando a Vida: O Sonho Vira Realidade”. Celsinho também é o fundador do primeiro bloco carnavalesco a desfilar na quinta-feira de cinzas, o “Voltar pra quê?”, que estreou em 2002, na Cinelândia.

SERVIÇO

MUSEU DO SAMBA
Gravação para o projeto “Depoimentos”, com Ângela Nogueira e Celsinho de Andrade
Data: sábado, 17 de outubro
Horário: 10h (Ângela Nogueira) e 13h (Celsinho de Andrade)
Endereço: Rua Visconde de Niterói, 1296 – Mangueira
Entrada: Gratuita


Nenhum comentário:

Postar um comentário