Translate

domingo, 29 de maio de 2016

Aclamado presidente da Portela, Falcon anuncia o enredo autoral para o Carnaval 2017 na feijoada

Por Guilherme Ayupp e Vinicius Vasconcelos

O domingo que deveria ser cívico na Portela com a eleição de Marcos Falcon para presidência da escola se tornou mais um momento de festejo do portelense, que segue em lua de mel com uma gestão que devolveu para agremiação sua dignidade e seu DNA de sempre buscar as primeiras colocações no carnaval. A chapa 'Portela Verdade', encabeçada por Falcon e Luís Carlos Magalhães, foi aclamada por 469 portelenses, 70% de todo o colégio eleitoral, e terá três anos de comando da maior campeã do carnaval carioca. Sem nenhuma chapa opositora, o Portelão esteve lotado durante todo o domingo e serviu de palco para confraternização dos segmentos.

* VEJA AQUI FOTOS DA ELEIÇÃO DA PORTELA

O sistema eleitoral da Portela é um pouco diferente das eleições tradicionais. Na prática é um pleito indireto, onde a chapa escolhida conta com 46 nomes, que formam um conselho deliberativo, e estes representantes são responsáveis pela nomeação do presidente. Como não houve nenhuma outra chapa inscrita, Marcos Falcon é o presidente da Portela desde o fim do prazo de inscrições. O novo presidente lembrou de sua trajetória e contou que chegar ao cargo máximo de uma instituição com a força da escola jamais passou por sua cabeça.

* VÍDEO: VEJA AQUI O PRIMEIRO DISCURSO DE MARCOS FALCON

- Eu estaria mentindo para vocês se eu dissesse que em minha juventude eu tinha na mente que presidiria a Portela. Um grupo de jovens portelenses machucados e cansados de tanto desmando me procurou em 2010 desesperado com os rumos que a Portela havia tomado. Ali surgia o embrião da Portela Verdade, ainda em 2010, quando os garotos do Portela Web me contactaram pela primeira vez. Nos reunimos diversas vezes, até que decidimos formar uma chapa e conseguimos virar a página negra da história da Portela. Eu tenho 11 cursos de operações especiais na polícia, já libertei muita gente vítima de sequestro, finquei no alto do Complexo do Alemão a bandeira do Brasil, um símbolo da liberdade de uma gente humilde, mas a presidência da Portela é algo muito especial na minha trajetória. Aqui existe um fundamento muito forte, é uma coisa espiritual. É uma força impressionante - disse Falcon.

O presidente esclareceu ao CARNAVALESCO que o enredo será divulgado no próximo sábado durante a feijoada mensal, adiantou que é um 'projeto fenomenal' e tranquilizou os portelenses quanto ao andamento do processo para o desfile de 2017.

- Vamos anunciar nosso enredo no próximo sábado em nossa tradicional feijoada. Posso adiantar para os portelenses que é um tema fenomenal, e o Paulo Barros já está trabalhando em sua pesquisa. Dentro de 15 a 20 dias depois do anúncio estaremos disponibilizando a sinopse. A Portela não ficou parada no período eleitoral. O barracão está quase todo desmontado e o quarto andar já se encontra pronto para receber os ateliês. A Portela vai vir para dentro de novo, podem apostar - prometeu o presidente.

Eleito ao lado de Marcos Falcon para a vice-presidência da Portela, Luis Carlos Magalhães, revela à reportagem do CARNAVALESCO que resta apenas a cereja do bolo para sacramentar o sucesso de uma gestão e que Marcos Falcon terá nele um fiel escudeiro na relação com cada segmento.

- Se você me pergunta o que é uma gestão vitoriosa, em um primeiro momento, eu posso te responder que é aquela que alcança o título. Mas então essa não é uma gestão vitoriosa? É claro que é. A Portela se rearranjou no aspecto fiscal e administrativo com redução de uma dívida enorme ao mesmo passo em que investiu no seus desfiles ao longo desses três carnavais. Voltou a valorizar sua comunidade com transformações na área social e um departamento cultural atuante que deu ainda mais valor à sua grandiosa história. Ao lado de Marcos Falcon garanto uma atuação dedicada junto a seus segmentos com a certeza de que ele é a maior liderança surgida dentro da escola nos últimos anos - declarou Luís Carlos.

Portelenses enaltecem o 'maior líder desde Natal'

Durante o domingo passaram pela Rua Clara Nunes personalidades do mundo do samba, do carnaval e até da política, como o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e os pré-candidatos à sua sucessão, Pedro Paulo e Carlos Osório. É claro que não faltaram as pessoas que fazem o dia-a-dia da Portela. A ex-passista e atual coordenadora da ala, Nilce Fran, enalteceu a administração e a celebração na quadra.

- Na verdade, o único receio que nós tínhamos verdadeiramente era o surgimento de alguma outra chapa. Desde o dia 23 esse medo se dissipou e este domingo foi mais uma grande confraternização nossa, de comemoração do resgate da nossa escola. O trabalho segue - ressaltou a mulata.

O intérprete Gilsinho também marcou presença na quadra e destacou que com o fim do período eleitoral o momento é de focar na preparação para 2017.

- Agora é aguardar a divulgação do nosso enredo e arregaçar as mangas pensando na Sapucaí em 2017. A Portela tem uma grande responsabilidade pela frente, depois do grande desfile que realizamos - pontuou o cantor oficial.

Administrador do Portelão desde o início da gestão 'Portela Verdade', em 2013, André Bendelak enalteceu a administração de Falcon e Serginho Procópio.

- A excelente administração do Procópio junto com o Falcon inibiu as outras chapas, que fizeram um trabalho totalmente errado em outras oportunidades. O portelense e está feliz, e por isso vamos com Falcon de novo - ressaltou.

O compositor Luiz Carlos Máximo, campeão de samba-enredo na Majestade do samba entre 2011 e 2014, enalteceu a transparência do grupo político devolveu dignidade à Portela.

- Apoiei a chapa desde o início. Há 3 anos, no primeiro mandato, fui um dos que colocaram a cara para que a dignidade da nossa escola fosse recuperada. O trabalho foi muito bem feito, e agora a Portela voltou. Precisamos acabar com esse jejum, isso é tudo que o portelense quer - opinou.

"Voltaram a ter medo da Portela"

Poucas pessoas podem falar com tanta propriedade das últimas gestões da Portela como o primeiro destaque da escola, Carlos Reis. Há mais de três décadas dentro da azul e branca de Oswaldo Cruz e Madureira, ele enaltece a gestão de Falcon como uma das melhores da história da escola.

- O Falcon é o nosso guerreiro. É a continuação do nosso ex-presidente Natal. Estou fazendo 34 anos de Portela e quero voltar a comemorar títulos. Temos um presidente excelente, um vice que dispensa comentários sobre seu amor pela Portela, estamos confiantes. Clara Guerreira e todos os Orixás vão nos ajudar a trazer o título pra cá - pede.

A consagrada Vilma Nascimento, o cisne da passarela, considerada por muitos a maior porta-bandeira de todos os tempos, não costuma se furtar a dar opiniões fortes. E, segundo ela, o respeito com a Portela está de volta, graças ao trabalho de Marcos Falcon.

- Voltaram a ter medo da Portela gracas ao Procópio, Falcon e a todos da administração. Já estamos a três anos tentando, ano que vem tenho certeza que o título virá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário