Translate

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Segmentos da Portela enaltecem 'resgate do orgulho' para apoiar candidatura de Marcos Falcon

Por Guilherme Ayupp

O portelense tem entalado na garganta o grito de campeão. Ele está ali preso há 32 anos. De maneira absoluta esta alegria não acontece desde 1970. Durante esses 46 anos de jejum, a Portela não deixou de ser uma das maiores instituições culturais do Brasil, mas uma série de gestões contribuíram para que a escola vivesse tão somente de seu passado glorioso.

Essa triste realidade começou a mudar a partir da eleição da chapa "Portela Verdade" em 2013. O título ainda não chegou. Mas desde então a Majestade do Samba conseguiu voltar entre as campeãs nos três últimos carnavais, feito que deveria ser corriqueiro para a maior campeã do carnaval, mas que não se repetia para a Portela desde os anos 80. Aos poucos o orgulho e a esperança do portelense foram devolvidos e a escola é novamente uma das potências da Sapucaí.

No domingo, os portelenses voltam às urnas para escolher o presidente para o triênio 2016-2019. A única chapa inscrita tem como candidato o grande responsável pela reconstrução da Portela, Marcos Falcon. Vice-presidente da atual gestão, ele recuperou a credibilidade da instituição, resgatou o orgulho da velha-guarda e da ala de compositores e possibilitou os melhores desfiles da Portela em décadas. Por isso a reportagem do CARNAVALESCO ouviu todos os segmentos da escola que são unânimes em reforçar o apoio maciço na candidatura de Marcos Falcon, em relatos que você pode conferir abaixo.

Danielle Nascimento - Porta-Bandeira
"Nosso futuro presidente nunca poupa esforços para nos dar todas as condições para que cheguemos à avenida preparados para buscar a nota 10. Temos todo o aporte estrutural com profissionais, alimentação, equipamentos. Testes de fantasia, ensaios exclusivos, sempre garantidos por essa administração que nos devolveu a auto-estima".

Nilo Sérgio - Mestre de Bateria
"Todo o portelense que vive a Portela sabe o que mudou nesses três anos. A rapaziada da bateria tem toda a estrutura para tocar seja na nossa quadra ou em shows. Alimentação, transporte, todo o conforto. E, além disso, sempre sou recebido no barracão para que demonstre o que estamos precisando para melhorar o trabalho. A Portela voltou a ser respeitada".

Gilsinho - Intérprete
"Posso falar bem das duas últimas gestões, pois fui símbolo da má administração do Nilo. Deixei a Portela com o coração sangrando, com dívidas por receber. Agora o Falcon cumpre com todos os compromissos da escola e nos dá dignidade. Essa é uma marca dessa nova Portela, que deveria seguir de exemplo para qualquer instituição".

Patrícia Nery - Rainha de Bateria
"O voto em Marcos Falcon é o voto na continuidade da Portela grandiosa, na Portela que luta para vencer, que respeita sua gente, que tem credibilidade na praça. A Portela Verdade".

Nilce Fran e Valci Pelé - Ala de Passistas
"O passista sempre é meio deixado de lado nas escolas, mas a gestão do Falcon é exemplar até neste sentido. Não é só samba no pé e ensaios. Temos uma ala de pessoas que têm uma atividade profissional, são respeitadas e recebem todo o suporte". (Nilce Fran)

"Se temos uma das principais alas do carnaval é muito devido ao trabalho da gestão do Falcon, que nos dá toda a estrutura necessária. Cada passista tem seu material, as crianças possuem a educação necessária. Nilce e eu conduzimos um trabalho social com eles". (Valci Pelé)

Jane Garrido - Ala de Compositores
"É extremamente frustrante e desmotivador para um compositor iniciar uma disputa na escola que ama, sabendo que o samba de fulano já está escolhido antes mesmo de seu início. A Portela tinha uma ala de compositores sem nenhuma credibilidade e o Falcon recuperou nosso concurso, dando a vitória sempre ao samba desejado pela escola e adequado ao desfile. Tanto que três parcerias distintas venceram nos três anos de gestão".

Jane Carla - Ala das Baianas
"Me recordo do último ano da gestão do Nilo, no Carnaval 2013, quando eu e algumas baianas estávamos no barracão para tentar finalizar as roupas no dia do desfile. Uma humilhação. Isso nunca mais se repetiu, temos dignidade e respeito do Falcon. Se Deus quiser esse título vai chegar, pois é só o que resta".

Luís Carlos Magalhães - Departamento Cultural
"O departamento cultural praticamente inexistia na portela. Grande parte das escolas só pensa mesmo em ganhar o carnaval. O objetivo está restrito ao que acontece no desfile. Falcon é um dirigente que tem a preocupação com a história da Portela. Ele nos deu condições de trabalhar e respeito a quem construiu a sua história. Tivemos um apoio incansável. Fora isso, é só ver a Portela. A escola estava no piloto automático. Mostrava seu valor mas faltava barracão, alegoria, no desfile. Falcon conduz com a mão forte a escola, 365 dias por ano".

Paulo Renato Vaz - Departamento de Marketing
"É o melhor dirigente que a Portela desde Natal. O maior líder que nossa escola produziu nos últimos 30 anos, disparado. O título é questão de tempo. Falcon já fez demais, mas seguirá fazendo pela Portela. É o melhor para a escola, sem qualquer dúvida".

Tia Surica - Baluarte
"Fui símbolo da maior humilhação que o portelense viveu. Nossa águia entrou mutilada na avenida em 2005 e a velha guarda foi impedida de desfilar em uma das passagens mais tristes de nossa história. O Falcon, além do trabalho de recuperação administrativa, nos devolveu a dignidade e a honra. A Portela segue dando os frutos que a velha guarda plantou. E Falcon rega com carinho essas sementes de bambas".

Monarco - Presidente de Honra
"A Portela sempre foi reconhecida pela exuberância de seus carnavais. Isso ficou muito anos deixado de lado. Começamos a recuperar a escola quando eu machucado por mais um terrível desfile questionei o antigo presidente publicamente. Falcon respeita nossa dignidade. A Portela exuberante voltou". 


Nenhum comentário:

Postar um comentário