Translate

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Alô, meu presidente! Escolas com cantores que abusem nos cacos serão punidas

Por Luiz Felippe Reis

“Alô, meu presidente”, “Valeu, beltrano” “Abraço fulano”… Se algum intérprete da Série A estava pensando em mandar um alô para alguém durante o desfile, é bom deixar essa ideia de lado. É que a Lierj, a liga que controla os desfiles do Grupo de Acesso, bateu o martelo e decidiu que terá punição, expressa em regulamento, pra esse tipo de conduta.

O cantor que, na hora da apresentação oficial na Sapucaí, perder a linha e deixar de cantar o samba-enredo para se concentrar nos ‘cacos’ – improvisos que os puxadores fazem entre os versos – vai ver a escola perder décimos importantes no quesito Harmonia, que foi ressignificado na Série A deste ano. Diretor de carnaval da Lierj, Thiago Monteiro deixa claro como será o novo funcionamento da análise do corpo de jurados.

– Objetivamos em regulamento a divisão do quesito. O quesito Harmonia era julgado no global, mas não tinha nada expresso especificamente sobre carro de som. Pra chegar à nota, você tem 50% do canto da comunidade e 50% de carro de som. O caco não é pra ser tirado, faz parte do samba-enredo. O que vai ser punido é o excesso, é o falar em excesso do cantor, mandando abraços pra Deus e o mundo, atrapalhando a escola. Tudo vai estar consignado no Manual do Julgador – explica Monteiro, que está no primeiro ano na direção de carnaval da liga.

De acordo com a nova obrigatoriedade de análise do jurado, todo o carro de som deve ser inspecionado, avaliando também a afinação do intérprete oficial, a afinação dos apoios, as cordas, o entrosamento do intérprete oficial com todos os componentes da equipe, cacos em excesso, falas em excesso. O canto da comunidade segue, evidentemente, fazendo parte do julgamento.

– Tenho reparado os carros som preocupados com isso – analisou Thiago, que se refere aos ensaios técnicos das escolas da Série A na Sapucaí. Das 14 agremiações do grupo, 10 (Estácio de Sá, Império Serrano, Porto da Pedra, Cubango, Império da Tijuca, Alegria, Curicica, Santa Cruz, Rocinha e Sossego) já treinaram no campo de jogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário