Translate

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Museu do Carnaval tem nova diretora-executiva

Por Fábio Silva

Ex-ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcea Freire é a nova diretora-executiva do Museu do Samba.

A gestora assume o cargo anteriormente ocupado por Nilcemar Nogueira, neta de Cartola e Dona Zica e fundadora do museu. Nilcemar desligou-se da função desde que tornou-se Secretária Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

A posse de Nilcea Freire acontece na próxima sexta-feira, dia 3 de fevereiro, a partir de 18h, no Museu do Samba. A cerimônia contará com a presença de Nilcemar Nogueira, que fará a transmissão (simbólica) do cargo para a nova diretora-executiva. Para não fugir às tradições do lugar, a posse será embalada por uma roda de samba de raiz, comandada pelo grupo Arruda.

A relação de Nilcea Freire com o Museu do Samba não é nova. Ela já fazia parte do Conselho Deliberativo da instituição, que é presidido pelo bamba Tiãozinho da Mocidade. A experiência como gestora pública - além de Ministra, Nilcea foi reitora da UERJ - e sua reconhecida trajetória em defesa da valorização do negro e das mulheres na sociedade brasileira lhe renderam a indicação, feita pelo próprio Conselho Deliberativo, para o cargo.

"A Nilcea traz no histórico pessoal uma atuação de luta social que coaduna com a missão do nosso Museu do Samba. Além disso, ela não está chegando lá agora, sempre esteve ao meu lado e é responsável por muitas de nossas conquistas", destaca Nilcemar Nogueira.

"No momento em que novos desafios se apresentam para mim, sair do Museu não está sendo traumático porque confio no trabalho da Nilcea, que reúne profissionalismo, experiência e sensibilidade para gerir um organismo vivo como o Museu do Samba", avaliza Nilcemar.

"Vejo neste novo desafio a possibilidade de fazer uma junção da minha trajetória com a filosofia do Museu do Samba, que é a casa do sambista e acolhe todas as manifestações culturais ligadas à nossa afrodescendência", acredita Nilcea Freire.

"Vou fazer uma gestão compartilhada e aberta ao mundo do samba, em todas as suas dimensões, a fim de dar voz e um protagonismo maior aos sambistas", afirma a nova diretora-executiva do Museu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário