Translate

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Liesa mantém 35 julgadores do Carnaval 2016 no Grupo Especial e inicia curso sem dirigentes das escolas

Por Guilherme Ayupp

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) divulga na próxima semana a lista completa dos 54 julgadores que vão para o sorteio no domingo de carnaval. Serão 36 nomes titulares e 18 ficarão como reservas em um total de 6 cabines de julgamento. Dessa lista é certo que todos os julgadores de 2016 (35) continuam no corpo de júri. Vale ressaltar que o julgador Fabiano Costa, de bateria, sequer julgou ano passado por ter sido afastado antes do desfile oficial.

Na noite desta terça-feira, a Liesa começou o tradicional curso de julgadores. A novidade neste ano foi a ausência dos dirigentes das 12 agremiações que compõem o Grupo Especial. A primeira etapa do curso contemplou os julgadores dos quesitos enredo, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, fantasias e alegorias e adereços. Em entrevista ao site CARNAVALESCO, o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, explicou que a medida foi uma decisão das próprias escolas.

– Tudo que fazemos aqui na Liga é uma decisão democrática das próprias escolas, em plenárias. Os dirigentes acharam por bem dessa vez que apenas eu ministrasse os cursos. Isso aumenta minha responsabilidade pois eu penhoro a eles a credibilidade do espetáculo – considera Jorginho.

O presidente da Liesa confirma a manutenção de todos os julgadores do ano passado e dos 19 restantes cerca de 60% serão de nomes que ou estreiam ou regressam para o julgamento.

– Nós temos um grande banco de julgadores que já passaram aqui e 11 novos ou regressam ou estreiam no Grupo Especial em 2017. Isso além dos 35 que julgaram no ano passado e continuam conosco, por decisão das próprias escolas de samba. Divulgaremos na próxima semana pois faltam fechar dois nomes apenas – explicou Castanheira.

Para as pessoas que seguem na dúvida com relação à forma de apresentação na cabine dupla de julgamento, Jorginho explicou a dinâmica de apresentação e de análise no local.

– São duas cabines com julgadores titulares, ao contrário das demais onde serão duas cabines reservas que só serão utilizadas as notas em caso de impedimento de algum julgador. Quando as escolas atingirem esse módulo duplo haverá uma indicação onde casais e comissões devem se apresentar para a análise. Os julgadores serão posicionados de maneira que consigam visualizar por completo as apresentações – destacou.

Jorge Castanheira também confirmou duas boas notícias para os sambistas que não poderão comparecer ao Sambódromo nos dias de desfiles. A TV Globo transmitirá para todo o Brasil os 12 desfiles do Grupo Especial ao vivo e na íntegra e a TV Brasil irá exibir o desfile do Sábado das Campeãs também para todo o território nacional.

– Com os desfiles começando às 22h nós ganhamos essa possibilidade de termos todos os desfiles transmitidos. Também recebemos com alegria essa informação de novamente uma transmissão da TV Brasil, repetindo o que deu certo no ano passado – finaliza.

O curso de julgadores da Liesa terá seguimento na semana que vem com os quatro quesitos restantes: bateria, samba-enredo, harmonia e evolução.


Nenhum comentário:

Postar um comentário