Translate

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Hemorio lança a 14ª edição da campanha Vista a Fantasia da Solidariedade

Por GRES Portela

Bianca Monteiro, rainha de bateria da Portela, é a madrinha da ação, que chama a população para doar sangue no período do Carnaval

Carnaval chegando e o Hemorio convoca, mais uma vez, a população carioca para doar sangue. Na próxima quinta-feira, 02 de fevereiro, o órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES) lança a 14ª edição da campanha Vista a Fantasia da Solidariedade. Com ações voltadas para os voluntários à doação de sangue, a iniciativa recebe o apoio da rainha de bateria da Portela, Bianca Monteiro. A passista é madrinha da campanha em 2017.

As ações têm como objetivo reforçar os estoques de sangue para o Carnaval, época em que historicamente há queda de pelo menos 50% no número de doações voluntárias. A abertura da campanha será realizada no salão de doadores do hemocentro, a partir das 11h, com integrantes da Escola de Samba Portela, da madrinha Bianca Monteiro e da Corte do Carnaval Carioca, o Rei Momo, a Rainha e as princesas.

Nos primeiros dias de 2017, a média de comparecimento ao Hemorio tem sido um pouco maior do que no mesmo período de anos anteriores. Mas, com a proximidade do carnaval, esse número tende a baixar. Atualmente, o hemocentro recebe 200 bolsas de sangue, em média, por dia.

— Temos como objetivo chegar à média de 300 doações ao dia neste período que antecede o carnaval. Com essa média diária, garantimos um bom estoque para ser utilizado durante e depois do feriado, quando o movimento também cai – explica Luiz Amorim, diretor geral do Hemorio.

Estreando à frente da bateria da Portela, Bianca Monteiro participou da campanha em 2016, como segunda princesa do carnaval carioca.

— Eu me sinto muito feliz em poder participar de uma causa tão nobre, eu conheço a luta da Hemorio. Muitas pessoas só sabem que falta sangue nos bancos quando acontece com alguém próximo. Meus pais trabalham em hospitais e eu sei o quanto as pessoas sofrem e chegam a óbito por falta de sangue, é uma triste realidade. Por isso, a importância da campanha, estamos aqui para conscientizar as pessoas. Antes de viajar, antes de pular carnaval, reúna um grupo de amigos e vá até o Hemorio salvar vidas, fazer o Carnaval de alguém mais feliz – convoca a madrinha.

Outras ações
Além da visita de escolas de samba ao hemocentro – Vila Isabel e Estácio de Sá já estão confirmadas –, outras atividades estão programadas. No dia 21, o Instituto Masan põe na rua, em sua terceira edição, o bloco Vem Doar pra Mim, que vai trazer ao Hemorio, em cortejo que sai da Candelária, foliões para doar sangue. Esse ano, o bloco será acompanhado pela bateria da Mangueira do Amanhã.

O bar Sempre Vila, em Vila Isabel, também enviou a sua contribuição para a Vista a Fantasia da Solidariedade. O estabelecimento doou copos decorados com a marca da campanha. O brinde será distribuído para voluntários que comparecerem ao Hemorio durante o período da ação.

Informações ao doador
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais (o modelo da autorização pode ser adquirido no site do Hemorio: www.hemorio.rj.gov.br). Não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no centro do Rio.
Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço das outras 25 unidades de coleta distribuídas pelo estado.

O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES), é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que distribui sangue para 180 hospitais públicos, incluindo as grandes emergências como a dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Miguel Couto, maternidades, UTI´s neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde - SUS.

Programação Completa
02/02, às 11h – Lançamento da 14ª edição da campanha Vista a Fantasia da Solidariedade com a escola de samba Portela, a rainha Bianca Monteiro e a Corte do Carnaval Carioca.
09/02 – Escola de samba Vila Isabel
16/02 – Escola de samba Estácio de Sá
21/02 – Bloco Vem Doar pra Mim, parceria com o Instituto Masan


Nenhum comentário:

Postar um comentário