Translate

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Comissões e casais terão que se apresentar para módulo sem jurados

Por Luiz Fellipe Reis

As mudanças mais sensíveis para o Carnaval 2017 foram no Grupo Especial, mas foi a Série A que teve de se adaptar a algumas alterações na logística dos desfiles. Por conta da redução do tempo limite de apresentação na elite, a antiga terceira cabine de julgadores, próxima ao Setor 8, foi extinta, dando lugar a dois módulos situados um ao lado do outro, no Setor 6 da pista, diminuindo o número de paradas das escolas. Antes eram quatro, agora são três.

Mas e a Série A, que não mudou os limites de tempo e não precisa reduzir apresentações de quesitos, faz como? A Lierj, liga que controla os desfiles do Grupo de Acesso, decidiu criar a “Parada Técnica” para não mexer na estrutura dos carnavais das 14 agremiações participantes da divisão.

A sacada é manter do jeito que tem sido. Além da performance em frente à cabine dupla, que, igual no Especial, é feita para dois jurados de cada quesito ao mesmo tempo, as comissões de frente e casais terão que se apresentar para a antiga terceira cabine de jurados, a mesma desativada pela Liesa no Setor 8, e que, por isso, não terá julgadores.

A atuação dos quesitos será feita para um grupo de convidados da Lierj que estará na frisa imediatamente abaixo da antiga posição de jurados. A apresentação deverá, obrigatoriamente, respeitar as coreografias e o tempo de performances executadas para os jurados na primeira, na dupla e na última cabine. Com isso, as quatro paradas são mantidas.

O diretor de carnaval da liga da Série A, Thiago Monteiro, explica melhor as intenções dessa dinâmica.

– O Fluxo nós mantivemos, né? Mas tornou-se uma mudança em função do que aconteceu no Grupo Especial, porque lá são três paradas. A Liesa colocou uma parada a menos pra dar mais fluidez ao desfile, o que eu concordo. Mas a Lierj não mudou o tempo. Essa balança não ia fechar pelo tempo. Se nós tirássemos essa parada como a Liesa fez, a escola passaria em 11 minutos na frente de um determinado setor. Ou pior, a escola iria parar no final pra cumprir o tempo mínimo – explica o diretor.

Embora não tenha jurados, a tal “Parada Técnica” em frente à cabine desativada pode custar até o título. É que se a escola resolver não se apresentar integralmente aos convidados da Lierj, que estarão por lá alocados, a agremiação perde décimos na apuração da Quarta-feira de Cinzas.

– As escolas estão se adaptando à parada técnica, uma referência nova, porque a apresentação é pra baixo, na linha da frisa. São convidados da Lierj, não tem jurado. Mas se a escola não se apresentar com a mesma coreografia e o mesmo tempo ali (na antiga cabine de jurados no Setor 8), perde um décimo, podendo perder dois décimos, caso os dois quesitos (Comissão de Frente e Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira) não se apresentem – alertou Thiago.

Os desfiles da Série A rolam daqui a exatas duas semanas. Na Sexta-feira de Carnaval cruzam o Sambódromo Sossego, Alegria da Zona Sul, Viradouro, Império da Tijuca, Curicica, Estácio de Sá e Santa Cruz. No Sábado, chega a vez para Rocinha, Cubango, Inocentes, Império Serrano, Unidos de Padre Miguel, Renascer e Porto da Pedra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário