Translate

sábado, 29 de setembro de 2018

Dona Lourdes


Lourdes
(Maria de Lourdes de Souza)

Nasceu em 29 de setembro de 1926, em Vaz Lobo. Ainda menina, mudou-se para Madureira.

Participou do coro de pastoras da Portela, quando Paulo recebeu o prêmio Cidadão do Samba, em 1936. Com orgulho, lembra que se apresentou com vestido de chita e calçando tamancos.

Foi pastora da Velha Guarda no início dos anos 1970. Com a inauguração do Portelão, foi trabalhar com dona Vicentina, na cozinha, onde preparavam paneladas de sopa para os componentes da bateria que, após os ensaios, precisavam recompor as energias.

Destacava Alcides e Alvaiade entre os grandes compositores da Portela. Recorda-se também das belas vozes de João da Gente, ventura e Alvaiade e, com saudade, das pastoras Iara e Vicentina.

Dona Lourdes tem quatro filhos. Até hoje frequenta a Portelinha e desfila na Ala da Velha Guarda da Escola. No dia 18 de março de 2017, a mais antiga das pastoras vivas foi homenageada, como consta no site oficial da Portela: “O Cultural prestou homenagem à primeira pastora da escola, ainda do tempo de Paulo Benjamim de Oliveira, dona Lourdes, hoje com 92 anos, mas ainda lúcida. Ela foi representada pela filha Solange, baiana portelense, e que agradeceu o carinho e gratidão, sobretudo pelo fato de a honraria ser concedida em vida”.

Parabéns!!
Porque amar é fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário