Translate

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Exposição com fotos do desfile da Portela de 2018 será inaugurada em São Paulo


Mostra 'Caminhos Cruzados - Alegorias do Recife que fundou Nova York' ficará em cartaz a partir do dia 11 de setembro, na Galeria Olido, com entrada franca

O desfile da Portela de 2018 virou tema de uma exposição fotográfica, que será inaugurada no dia 11 de setembro, às 19h, na tradicional Galeria Olido, em São Paulo. Com curadoria de Alexandre de Paulo, a mostra "Caminhos Cruzados - Alegorias do Recife que fundou Nova York" reunirá 24 imagens feitas por três fotógrafos cariocas: Alexandre Durão, Juliana Dias e Júlio César Guimarães. 

A exposição destaca integrantes da escola, além de fantasias e alegorias desenvolvidas pela carnavalesca Rosa Magalhães. Na Avenida, a Portela, que está completando 95 anos de fundação, contou a saga dos judeus que deixaram a Europa durante a Inquisição, se estabeleceram no nordeste do Brasil e, depois da expulsão dos holandeses, em 1654, foram para a América do Norte.

A ideia do enredo foi inspirada no livro "Caminhos cruzados: a vitoriosa saga dos judeus do Recife no século XVII: da expulsão da Espanha à fundação de Nova York", do jornalista Paulo Carneiro, que também está envolvido na produção do evento.

A mostra, que conta com apoio da diretoria da maior campeã do carnaval carioca, do Departamento Cultural da Portela e do Consulado da escola em São Paulo, ficará em cartaz até o dia 7 de outubro. A entrada é franca.


Perfil dos fotógrafos reunidos na iniciativa

Júlio César Guimarães - Carioca, formado em Administração, é fotógrafo profissional desde 1988, com passagens pelos jornais O Dia, O Globo, Lance! e foi editor de fotografia no Uol por sete anos.

Juliana Dias - É carioca, formada em Engenharia de Produção pela PUC-Rio e MBA em Gestão de Projetos na FGV. Estudou fotografia na ABAF e no Ateliê da Imagem, ambos no Rio.

Alexandre Durão - Formado Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá, no Rio, é fotógrafo freelancer, com atuação na Revista Força Aérea, Jornal do Brasil e no portal G1.


Serviço:
Exposição Caminhos Cruzados - Alegorias do Recife que fundou Nova York
Data: de 11 de setembro a 7 de outubro de 2018
Horário: De segunda a sexta, de 10h às 20h. Sábados, domingos e feriados: das 13h às 20h
Local: Galeria Olido 
Endereço: Avenida São João 473, Centro, São Paulo
Entrada franca
Informações: (11) 3331-8399 ou (11) 3397-0171




Foto: Alexandre Durão
Legenda: Clique mostrando o primeiro mestre-sala da Portela, Marlon Lamar, está na mostra


Nenhum comentário:

Postar um comentário