Translate

sábado, 5 de março de 2016

Museu do Samba promove seminário GRATUITO sobre salvaguarda do samba

Por Juninho Tititi

Em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Museu do Samba realiza no dia 19 de março (sábado) o seminário Desafios da Salvaguarda de bens imateriais registrados como forma de expressão. Sambistas e pesquisadores vão debater e trocar experiências sobre o cenário, os desafios e propostas para a preservação da memória e valorização do samba do Rio de Janeiro e de outras formas de expressão com matrizes afro-brasileiras, como o jongo e a capoeira. Com entrada gratuita, o seminário acontece entre 10h e 13h e oferece cem vagas.

No encerramento, será servida uma feijoada aos participantes. As inscrições já podem ser feitas através do e-mail contato@museudosamba.org.br. Na parte da tarde, o Museu do Samba realiza mais uma edição do Sarau do Samba, a partir de 15h, com entrada a R$ 10. Participantes do seminário terão entrada franca também na roda de samba.

Entre os debatedores confirmados no seminário estão o compositor imperiano Aluísio Machado, a porta-bandeira da Beija-Flor Selminha Sorriso, Pituka Nirobe, contadora de histórias e diretora cultural da Mocidade Independente de Padre Miguel, a pesquisadora Rachel Valença, Selma Candeia, presidente do Grêmio Recreativo de Arte Negra e Escola de Samba Quilombo, e Nilcemar Nogueira, diretora- executiva do Museu do Samba. Na ocasião, Selminha Sorriso será empossada como nova membro do Conselho do Samba, do qual fazem parte os demais participantes da mesa.

“O evento é um encontro de sambistas e faz parte das atividades do Museu do Samba, no que tange ao plano de salvaguarda das matrizes do samba carioca, e visa à troca de experiências entre detentores de bens culturais registrados no Livro de Formas de Expressão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Todos nós, que carregamos em nossa identidade uma cultura de matriz africana, passamos pelas mesmas dificuldades. O seminário serve para, juntos, traçarmos estratégias de empoderamento de nossas lideranças, formas de resistência e superação das dificuldades”, afirma Nilcemar Nogueira.

SERVIÇO

Seminário Desafios da Salvaguarda de bens imateriais registrados como forma de expressão

Local: Museu do Samba/Centro Cultural Cartola

Endereço: Rua Visconde de Niterói, 1296 – Mangueira

Data: 19/03/2016 (sábado)

Programação: 10h – Credenciamento

11h – Debate

13h – Almoço (Feijoada)

15h – Sarau do Samba

Entrada seminário: GRÁTIS (seminário seguido de feijoada)

Ingresso Sarau do Samba: R$ 10 e GRÁTIS para participantes do seminário

Inscrições e informações: contato@museudosamba.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário