Translate

quinta-feira, 31 de março de 2016

Carnaval ganha espaço que une samba, moda, fotografia e estilo

Por Tatiana Perrota

O Carnaval ganhou na noite desta quarta-feira um espaço requintado e confortável. Idealizado pelo estilista Sandro Carvalho, o Espaço Múltiplo Château Rouge, localizado no Centro do Rio de Janeiro é o único a integrar elementos como design, fotografia, moda, estilo e samba. Com o crescimento contínuo da mão de obra, não só no período de carnaval, mas também durante os dias que antecedem a folia, Sandro acredita que os serviços de carnaval são interligados e precisavam de um espaço que pudesse agregar em um só lugar todos os produtos e profissionais dessa cadeia produtiva, que atrai um público cada vez mais exigente.

Em entrevista ao site CARNAVALESCO, ele contou um pouco sobre o sonho que se tornou realidade. – Esse espaço foi pensado, elaborado, com a intenção de que as pessoas do carnaval pudessem ter sua roupa linda e, além disso, pudessem ter um espaço de ensaios, aperfeiçoamento em samba ou uma lembrança da sua fantasia através de ensaios fotográficos. Quem vier ao Espaço Château Rouge será tratado com muito paparico. Este espaço é de todos nós – afirma Sandro.

Responsável pelo figurino de celebridades como Juliana Paes, Susana Pires, Nicole Balhs, Carla Prata, Érika Januza, Taila Ayala e Emanuelle Araújo, Sandro não se esqueceu das personalidades do samba que o ajudaram a alçar voos mais altos quando ainda estava à frente do Ateliê Divina Providência. Durante o coquetel de lançamento do espaço, o estilista fez questão de homenagear Quitéria Chagas e Dandara Oliveira. Ambas dão nome a duas salas no espaço Château.

– Ela falou meu nome em rede nacional, elogiou a roupa que eu tinha feito para ela, desenhada pela Rosa Magalhães. Foi a Quitéria Chagas. Então nosso espaço de exposição de fotografias ganha uma foto enorme e o nome dela. Essa outra pessoa briga por mim em todo lugar que ela vai, e diz: só faço minha roupa se for com o Sandro. A relação que eu tenho com ela e com a família dela é uma coisa que transcende o carnaval. Estou falando da Dandara Oliveira, que para mim é exemplo de beleza, graça e samba. Ela vai dar nome à sala de ensaios – disse o estilista fazendo questão que as próprias homenageadas pendurassem suas placas nas salas.

A maior sala do espaço, que abriga uma pequena biblioteca, ganhou o nome da grande professora, a carnavalesca Rosa Magalhães. Devido a problemas de saúde, Rosa não compareceu ao evento, mas foi muito bem representada pelos carnavalescos Marcus Ferreira, João Vitor, Fábio Ricardo, Tarcísio Zanon, e por Sérgio Lobato, coreógrafo da comissão de frente da São Clemente, atual escola de Rosa Magalhães. – Eu sei que ela está muito bem representada aqui, porque todos os carnavalescos que estão aqui tem a Rosa como inspiração. Meu interesse no carnaval começou com ela, assistindo na televisão o trabalho dela, tudo era Rosa. Então eu tive a oportunidade de trabalhar com ela, e vi a generosidade, a paciência que ela tem.

Samba Fit e preparação de samba

Ministrado por Carla Campos o Samba Fit une samba e condicionamento físico na preparação de musas e rainhas. Carla já deu aulas para Luiza Brunet e Patrícia Poeta. Ao site CARNAVALESCO, Carla falou um pouco sobre sue trabalho.

– Eu transformo pessoas comuns em musas, e o Sandro me ajuda tornar o sonho delas realidade. Preparo elas através do samba. Aqui no Château vamos fazer diversos workshops de samba tanto para iniciantes, para intermediários e avançados – conta Carla.

Vinte anos unem Dandara Oliveira e o samba. A musa da Vila Isabel é responsável pelo gingado de VIPs.

– Digo que o Sandro é meu anjo da guarda. Todos os meus figurinos de carnaval é ele que faz. Sempre tive esse desejo de ter um lugar onde eu pudesse acomodar minhas alunas. Minha intenção aqui é continuar o trabalho que eu já desenvolvo em aulas particulares, de conhecimento corporal, expressão, de braço, de samba no pé. E tentar fazer aulas coletivas já que o espaço aqui é bem bacana e permite isso. Fiquei muito feliz e honrada de ter meu nome aqui no espaço também – disse Dandara.

Coach e preparação de mestre-sala e porta-bandeira e comissão de frente

Formada em ballet clássico, Marcella Gil é a profissional responsável pelo trabalho personalizado junto aos casais de mestre-sala e porta-bandeira. – Os casais sabem dançar, mas às vezes precisam ser lapidados, moldados um ao outro. Acredito que como bailarina clássica posso ajudar muito nesse sentido. O carnaval cresceu muito de uns anos para cá e sem organização suficiente. Ter tudo no mesmo espaço é muito mais confortável – afirma Marcella.

Fotografia, moda e estilo

Profissional que integra o quadro da Liesa, o fotógrafo Ricardo Almeida é mestre em registrar momentos únicos dos desfiles da Marquês de Sapucaí. Ele, junto de sua assistente de produção Mariana Moreno, serão os responsáveis pelas produções fotográficas do espaço. – Eu e Sandro somos amigos há alguns anos, e ele me convidou para participar do projeto. O espaço é totalmente atípico e com uma proposta diferente daquilo que estamos acostumados a ver. Então não trabalharemos somente o carnaval aqui, inclusive na fotografia. Faremos as fotos de musas, mas a ideia é ampliar fazendo fotos de moda, aproveitando a parte de aula de samba. E um pouco mais para frente alguns workshops de fotografias também.

Além de todos os serviços os interessados encontrarão um atelier dedicado à criação, produção e confecção de figurinos nos segmentos de moda e carnaval comandado por Sandro Carvalho com o auxílio de Lara Pereira e Lu Mattos.

Os interessados em qualquer serviço oferecido pelo Espaço Múltiplo Château Rouge, podem entrar em contato através dos telefones (21) 2252-3532 ou (21)98818-1042. Também através do e-mail contato@espacochateaurouge.com.br ou diretamente no espaço localizado à Rua Henrique Valadares, 139, 3º andar, no Centro do Rio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário