Translate

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Espetáculo musical narra vida de Paulo da Portela

Redação SRZD

Sob direção de Aduni Benton, o musical "A História de Paulo Benjamim de Oliveira - o Paulo da Portela", com texto de Wilson Machado, estreia dia 5 de março (quinta-feira) às 20h na Sala Baden Powell.

Com a participação especial de Zezé Motta, direção musical de Gabriel Moura, cenografia de Carlos Alberto Nunes, Figurinos de Di Bonilho e Supervisão de direção de Rubens Lima Jr, o espetáculo trará à cena a vida de uma figura importante, que contribuiu para que o samba, gênero musical que tem origem nos morros e nas rodas dos bambas da praça Onze e que hoje é considerado patrimônio cultural e imaterial brasileiro, ganhasse visibilidade, tornando-se popular e bem aceito.

Paulo da Portela foi o elo que propagou a interação entre artistas, intelectuais, políticos e o universo do samba, uma colaboração inestimável para o reconhecimento e ascensão dessa expressão artística nascida nas camadas populares da sociedade.

Três atores se revezam a viver Paulo da Portela: Wilson Rabelo (que na peça, faz o Paulo narrador), Leonardo Castro (Paulo jovem) e Thiago Justino (que encarna o personagem já no fim da vida). No espetáculo, Paulo trafega por estações de sua vida, revivendo emoções adormecidas no baú de sua memória. Leveza e elegância, garra e determinação, incompreensão e desejo, alegrias e mágoas permeiam um desfile de acontecimentos marcantes em companhia de amigos e companheiros como Cartola, Heitor dos Prazeres Antônio Rufino e Antônio Caetano.

"A peça mostra a essência desse extraordinário homem, sensível, mas combativo defensor do povo negro, que estava à frente de sua época e brigava pela dignidade e respeito ao sambista", explica Aduni Benton que também dirige a Cia É tudo Cena! - grupo teatral voltado para a pesquisa, valorização e promoção da cultura negra e afrodescendente brasileira e responsável pela montagem.

"A História de Paulo Benjamim de Oliveira, o Paulo da Portela" tem pesquisa de Maria Valéria, direção de produção de Marcos Paulo Silva, direção de movimentos e preparação corporal de Carlos Muttalla, e reúne também no elenco Cridemar Aquino, Douglas Moura, André Nepomuceno, Negrogum, Carlos Maia, Lucas Araújo, Carlos Muttalla, Arthur Pimenta, Maria Cayres e Chris de Paulo, além dos atores da Cia. É Tudo Cena! Leandro Nicolau, Cristina Raibolt, Ana Suely Malta e Plínio Abençoado, que estarão em cena na companhia de 3 músicos que executam ao vivo composições de Paulo da Portela e outros clássicos do samba carioca.

O espetáculo cumpre temporada de 5 a 29 de março - de quinta a domingo, no mês em que o Rio de Janeiro completa seus 450 anos, e é mais um presente para a cidade e os cariocas.

Um pouco sobre Paulo da Portela

Nascido em 18/06/1901, a história do grande Paulo Benjamim de Oliveira se confunde com o surgimento do samba na cidade do Rio de Janeiro. Paulo da Portela (conhecido assim por ter residido na Estrada do Portela, em Oswaldo Cruz) foi um dos primeiros a lutar pelo reconhecimento profissional do sambista. Trabalhou incansavelmente a partir da década de 20, para dar dignidade aos sambistas, fazendo com que deixassem de ser tratados como marginais pela polícia.

Aos 20 anos já era conhecido nas redondezas e respeitado por todos. Estudou pouco, mas era articulado e grande orador, capaz de emocionar aqueles que o ouviam. Esteve envolvido em boa parte dos blocos que surgiram naquela época: Ouro Sobre Azul, Quem Fala de Nós Come Mosca, Baianinhas de Oswaldo Cruz, Conjunto Carnavalesco Oswaldo Cruz e Vai Como Pode - este último tendo originado a GRES Portela, em 1935. Era compositor e teve seus sambas gravados por grandes nomes na década de 30 e 40.

Em 1941, em pleno desfile, desentendeu-se com sua escola por motivo aparentemente banal. Em 30/01/1949 faleceu vítima de um ataque cardíaco. O comércio de Madureira fechou para passagem do cortejo fúnebre e o povo chorou a saudade do seu poeta e professor.

Ficha Técnica:

Elenco

Wilson Rabel: Paulo Narrador

Leonardo Castro: Paulo jovem

Thiago Justino: Paulo da Portela

Zezé Motta: Joanna

Carlos Muttalla: Adelaide, Heitor dos Prazeres

Cridemar Aquino: Jornaleiro 1, Antônio Rufino, Compadre

Douglas Moura: Homem 2, Antônio Caetano

André Nepomuceno: Mário, Cartola

Negrogum: Manuel Bambambam

Carlos Maia: Militar, Jornaleiro 2, Natal

Lucas Araújo: Pereira Passos, Homem 3, Smith, Menino

Arthur Pimenta: Homem 1, Francisco, Walt Disney

Maria Cayres: Senhora, Apresentadora, Zilda

Elenco Cia. É Tudo Cena!

Leandro Nicolau: Adamastor, Antônio, Delegado Dulcídio, Zé do Circo

Cristina Raibolt: Dona Esther

Ana Suely Malta: Emília, Maria Elisa

Plínio Abançoado: Seu Zé, Euzébio

Direções

Autor: Wilson Machado

Direção Geral: Aduni Benton

Elaboração e coordenação do projeto: Marcos Paulo Silva

Pesquisa: Maria Valéria

Supervisão de Direção: Rubens Lima Junior

Direção Musical: Gabriel Moura

Direção de Movimentos e preparação corporal: Carlos Muttalla

Figurino e pesquisa de época: Di Bonilho

Cenografia: Carlos Alberto Nunes

Iluminação: Jorge Raibott

Coordenação do Jongo: Cridemar de Aquino

Programação Visual: Maris Carlos

Direção de Produção: Marcos Paulo Silva

Produção Executiva: Leandro Nicolau e Maria Valéria

Assistente de Produção de Figurino: Raphael Billi

Assistente da Direção Musical: Dom Oliveira

Assessoria de Imprensa: Target Assessoria de Comunicação

Divulgação: William Fernandes e Naira Fernandes

Realização e produção: Cia. É Tudo Cena!


Fonte: www.sidneyrezende.com/carnaval

Nenhum comentário:

Postar um comentário