Translate

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Direção da Portela comemora dois anos da vitória na eleição e o resgate do orgulho do seu torcedor

Por João Saconi

Foi em 19 de maio de 2013 que a Portela Verdade, chapa liderada por Sérgio Procópio, Marcos Falcon e Monarco, venceu a disputada eleição contra o ex-presidente Nilo Figueiredo na Azul e Branca de Madureira. De lá pra cá, a escola construiu dois carnavais competitivos e resgatou o orgulho do seu torcedor portelense. Colecionando novos grandes momentos, além dos que já foram documentados pela história, a Portela voltou à competição com força e vem buscando quebrar o seu jejum que já dura 31 anos.

Um dos personagens principais dessa história construída desde 2013 é Marcos Falcon, vice-presidente e superintendente de carnaval da Portela. Amplamente conhecido pela comunidade portelense, como figura que deu cara à nova liderança e gestão, Falcon fez um balanço para o site CARNAVALESCO sobre o período decorrido: - Vejo um balanço bastante produtivo nesses dois anos, Graças a Deus! 90% do que nós nos predispomos a fazer durante a campanha, nós já conseguimos. O que nós consideramos muito positivo é o resgate da auto-estima do portelense e o reconhecimento dele para com o nosso esforço e a dedicação de toda equipe. O que falta é vencer e quebrar esse jejum. Temos consciência que somente com muito trabalho e muito mais dedicação é que iremos alcançar nosso tão sonhado objetivo - declarou Falcon.

Porém, o foco da gestão Portela Verdade não tem sido apenas no espetáculo da agremiação na Sapucaí. A preocupação com a questão social da comunidade portelense de Oswaldo Cruz e Madureira é nítida e se reflete em projetos contínuos e recorrentes. Esse é um dos grandes motivos do qual Falcon se orgulha: - Considero a Portela como uma referência, sem falsa modéstia. Em nossa feira de empregabilidade, nas cinco últimas semanas, passaram 20 mil pessoas, com quase 4 mil sendo empregadas e outras já pré-selecionadas. Se a Portela não tivesse feito nada e tivesse feito isso, já valeria a pena o trabalho. Não paramos por aí: mantivemos atividades pra melhor idade e pras crianças. Trouxemos atividades musicais como aulas de percussão e de cavaquinho e também aulas para a ala de passistas. A Portela lançou a campanha 'Sou Carioca, Sou de Madureira, Sou Doador de Sangue' em um momento em que o Hemorio só tinha 40 bolsas de sangue pra atender todo o Rio de Janeiro e levamos mais de 100 pessoas para doar. Isso é a Portela fazendo sua parte na sociedade - conta.

Com mais um ano de gestão pela frente, Falcon vê a próxima eleição como uma oportunidade mais democrática para a escola do que foi o pleito de 2013. Com a abertura do quadro de sócios, ele considera que a agremiação estará apta para fazer a sua escolha sem problemas e destaca, além da conquista, que pretende melhorar ainda mais: - Sem dúvida, a próxima eleição será mais democrática. Nós abrimos o quadro de sócios dando total liberdade para a escolha de um nova gestão se assim desejarem. O que nós temos que fazer é trabalhar, trabalhar e trabalhar, uma vez que assumimos uma responsabilidade e nos lançamos a encarar esse desafio. Nós encontramos a Portela com cerca de R$ 14 milhões e 800 mil de dívidas e hoje a escola deve R$ 5 milhões e 225 mil. Estamos conseguindo pagar através de um trabalho sério e muito profissional. Fizemos concursos de samba-enredo mais democráticos e transparantes do que aqueles que aconteciam no passado com cartas marcadas. A nossa Velha Guarda passou a ter força e voz, assim como todos os segmentos da escola que passaram a ser valorizados. A Portela nos últimos anos é uma das escolas mais premiadas do carnaval, coisa que não acontecia há muito tempo. Vamos lutar pra melhorar nesse último ano. Contratamos um excelente carnavalesco e estamos formando uma excelente equipe. Reformamos e revitalizamos a quadra, muito embora ela já houvesse sido reformada, mas nós transformamos o espaço em algo muito mais aconchegante e muito mais sambista. Estamos tentando e batalhando: nós, a nossa equipe, da qual eu sou meramente um representante e membro.

 
"Essa é a gestão que nós queríamos", conta Paulo Renato
Integrante da direção portelense e um dos principais militantes da chapa durante a eleição de 2013, Paulo Renato classifica os últimos dois anos da Portela como um sonho infantil. Paulo comemora os últimos dois carnavais da Portela, os mais competitivos que ele diz já ter visto em 42 anos de vida: - O fato de gente ter mudado a história da escola parece um sonho de criança. Tenho 42 anos e vivi pouco da época gloriosa da Portela. Em 1980, eu tinha sete anos, então só lembro realmente do título de 1984. Nessas duas oportunidades, a Portela nunca ganhou sozinha. Durante esse período de 30 anos que acompanho o carnaval muito de perto, vi poucos carnavais em que a Portela pudesse ser apontada como favorita. Porém, nesses últimos 2 anos, a  Portela veio competitiva com certeza.

Para Paulo Renato, existem dois momentos distintos: a armação da escola que traz felicidade por enxergar o resultado do trabalho realizado e apuração, quando aquele trabalho é avaliado e julgado pelo júri da Liesa. Entre a alegria e a dificuldade dos dois momentos, Paulo destaca a esperança de ver a escola campeã: - Ver a escola pronta em 2014 e 2015 linda, competitiva e com cara de campeã já na concentração: esse é todo um momento de consagração, mesmo a escola não ganhando os títulos. Nessa hora, vemos que a administração não promete, ela cumpre. O momento mais difícil sempre é a apuração. Numa administração, a gente procura sempre pelo caminho certo. Buscamos o título de forma incessante e ver aquele trabalho sendo julgado é difícil, mas sempre temos muita esperança de um campeonato.

Para o pleito de 2016, Paulo Renato declara desde já a posição do site Portelaweb favorável à reeleição da chapa atual e destaca que a atual administração precisa de mais tempo no comando para continuar fazendo melhorias na situação da escola: - Espero que os portelenses lembrem do passado recente da escola e vejam que hoje ela é a Portela que sempre foi e façam o que todo mundo espera que é referendar essa gestão. Três anos é muito pouco pra colocar a escola nos trilhos. Se houver mais um triênio de resgate, a Portela sairá outra desses dois mandatos. O PortelaWeb absolutamente apoia a reeleição do Falcon, não há a menor dúvida. Essa é a gestão que a gente sempre quis.

Veja o vídeo e as fotos clicando no link abaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário