Translate

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Presidente da Lierj: 'Transmissão dos desfiles da Série A na TV vai começar na segunda escola'

Por Alberto João

O presidente da Lierj, Déo Pessoa, concedeu entrevista para o site CARNAVALESCO e abordou diversos assuntos rumo aos desfiles da Série A de 2016. A principal novidade é na transmissão da TV Globo, que começará ao vivo, a partir da apresentação da segunda escola. Em 2015, a exibição iniciou no desfile da terceira agremiação. Como houve alteração no horário de início para o ano que vem, passando de 21h para 21h45, na sexta e sábado, foi possível realizar a mudança. Vale lembrar que o primeiro desfile de cada dia será exibido na íntegra pela TV Globo, após a passagem da sétima e última escola.

Confira a entrevista completa com Déo Pessoa:
Novo horário para os desfiles
O principal motivo para alterar o horário de início é a dificuldade de acesso ao Sambódromo. Observamos a dificuldade da chegada do público e componentes na Avenida. Para não sacrificar as duas escolas iniciais, nós passamos o horário para 21h45. Com essa medida, a gente também ganha a transmissão da TV Globo ao vivo da segunda escola em diante e não mais a partir da terceira. A gente não conseguia mexer nisso devido a grade nacional da TV, mas agora também retardamos o início para ter a transmissão a partir da segunda agremiação.

Subvenção da prefeitura para Série A
Se compararmos a subvenção da prefeitura para a Série A e para o Grupo Especial não há uma diferença grande. O que temos que melhorar é o nosso produto. A defesagem não está na subvenção, mas nas outras receitas. Os ingressos da Série A custam entre R$ 10 e R$ 15, tem o apoio da TV, mas estamos trabalhando para consolidar o carnaval da Série A e no futuro trabalhar para uma melhora de recursos.

Adiantar a data do sorteio da ordem de desfile 
O principal motivo é o melhor planejamento e também a organização do trabalho. Eliminamos o carnaval como sazonal. Para o público externo, ele é sazonal, mas para nós que estamos dentro, um carnaval acaba e o outro já começa. A ideia é que o carnaval seja realmente o ano inteiro. Definir o samba mais cedo é colocar o CD mais cedo no mercado, ele já será vendido em outubro. Além disso, as escolas podem antecipar o projeto para os desfiles. Esse ano, nós antecipamos em 30 dias antes o sorteio e ano que vem a ideia é fazer em abril. Queremos manter um calendário de atividades o ano inteiro.

Finais de samba
Todas escolas vão ter que escolher os sambas até 31 de agosto. Nos anos anteriores, a gente pediu para não fazerem finais no mesmo dia, porque o calendário era mais extenso. Agora, eu acredito que não tenha como impedir que mais de uma escola faça finais no mesmo dia. Ainda em agosto, a gente já vai para estúdio gravar o CD.

Cidade do Samba 2
O próprio prefeito tem se manifestado favorável a Cidade do Samba 2. O que não tem acontecido é o projeto sair do papel. O que sonho é que saia do papel. A cada dia com o trabalho mais organizado das escolas, elas estão indo para Avenida com espetáculos mais grandiosos. Mas realizar isso sem estrutura é muito difícil. Espero que antes do término desse mandato do prefeito, a gente possa ter um aceno para construção da Cidade do Samba 2.

Ensaios técnicos no Sambódromo
Ainda tenho uma posição de data para o início. Tenho que sentar com a Liesa, que administra e organiza o Sambódromo, para pensar no cronograma de ensaios das escolas da Série A.

Regulamento para 2016
Vai cair apenas uma agremiação. Chegamos ao padrão que queríamos, ou seja, ter 14 escolas na Série A. Vamos trabalhar na próxima semana no regulamento e o que posso dizer é que vamos flexibilizar ao máximo esse regulamento. Não é diminuir número de alegorias, porque fica muito distante do Especial. A ideia é fazer o regulamento permitir que as escolas brinquem na Avenida e possam fazer carnaval mesmo, que é a nossa proposta para Série A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário