Translate

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Consulado da Portela no Japão exibe documentário "82 Minutos" em Tokyo

Por GRES Portela

O Consulado da Portela no Japão realizou, no dia 31 de outubro, a primeira atividade do programa cultural “Cinema Portela”, cuja proposta é levar ao Japão documentários e filmes sobre a Portela, o samba e as escolas de samba cariocas.

A inauguração do programa em Tóquio ocorreu no Bairro de Taito, que desde 1980, abriga o Asakusa Samba Carnival, maior desfile de escolas de samba fora do Brasil. No centro cultural local foi exibido o documentário “82 Minutos”, do diretor Nelson Hoineff, que aborda os preparativos para o desfile da Portela em 2015.

Compareceram à exibição 99 japoneses. Na abertura, o presidente do Consulado da Portela no Japão, Marcello Sudoh, explicou a parceria que o Consulado possui com a Portela e com o Departamento Cultural da Escola, falou sobre a criação de consulados no Brasil e no Mundo, traçou um breve perfil da carreira do diretor Nelson Hoineff, agradeceu-o pela oportunidade de exibir o documentário aos japoneses, e saudou o presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães, e o diretor do Departamento Cultural da Escola, Rogério Rodrigues, pelo incentivo recebido na realização de eventos que aproximem os japoneses da Portela e do samba.

Em seguida, os membros da diretoria da Consulado da Portela no Japão deram início à exibição que teve tradução simultânea para a língua japonesa. Ao final, a vice-Presidente do Consulado, Kishuko Sudoh, agradeceu a presença de todos e lembrou que haverá uma nova exibição do documentário no dia 9 de novembro. Muitos dos presentes já confirmaram sua inscrição para assistir ao “82 Minutos”, mais uma vez.

O Consulado da Portela no Japão também tem agendado para o dia 10 de novembro, uma Oficina Virtual de Dança do Samba, com a passista portelense, Nanda Coelho, e primeira Feijoada da Família Portelense fora do Brasil, que ocorrerá no dia 23 de novembro, feriado japonês de ação de graças ao trabalhador. Na ocasião será oferecida feijoada completa regada à roda de samba.

No início de 2017 o programa Cinema Portela retoma suas atividades com um novo filme que está sendo negociado com os diretores da obra no Rio de Janeiro. O tema também é portelense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário