Translate

terça-feira, 15 de novembro de 2016

‘Dicionário da História Social do Samba’, de Luiz Antonio Simas e Nei Lopes, recebe o prêmio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira

Por Yuri Neri

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou os vencedores do 58º Prêmio Jabuti, o maior da literatura brasileira, e o carnaval e o samba tiveram o lugar garantido entre os vencedores. O “Dicionário da História Social do Samba”, de Nei Lopes e Luiz Antonio Simas, venceu o Jabuti na categoria Teoria/Crítica Literária, Dicionários e Gramáticas. O CARNAVALESCO conversou com um dos autores premiados, Luiz Antonio Simas, que contou a emoção de receber o prêmio e o que isso representa para o universo do samba.

– É um prêmio muito relevante para mim, para o Nei, e para o samba porque, no ano do centenário do gênero, ganhar o maior prêmio de livro do Brasil é um presente. Foi uma grande surpresa porque fizemos um trabalho grande de pesquisa, e agora esse prêmio veio para colocar o samba no patamar que ele merece – afirmou Simas.

Sobre o parceiro, Nei Lopes, Simas não poupa elogios. Segundo ele, o segredo da parceria de sucesso é o reconhecimento que ambos têm sobre o papel social do samba.

– O Nei é um grande sambista, uma pessoa que tem um grande trabalho de pesquisa sobre o samba, e ele me convidou para essa parceria, e foi uma grande dobradinha, porque eu também tenho um trabalho de pesquisa dessa relação entre samba e carnaval. E as nossas pesquisas se uniram nesse trabalho, e na construção de cada verbete tinha um pouco de mim e dele, havia muita interação, um dando sugestões no trabalho do outro, e a internet facilitou muito isso, porque o Nei mora em Seropédica. E cumprimos o nosso objetivo, que era chamar a atenção para o fato de que o samba não é só uma manifestação cultural e coreográfica, mas que ele é um fato social; o samba tem maneiras próprias de comer, de vestir, de celebrar, de louvar, é um complexo cultural potente o que envolve o samba e vai além de coreografia e música – explicou o autor.

Simas falou ainda da grande importância desse prêmio para as manifestações culturais africanas, já que, segundo ele, ajuda a reforçar os laços de igualdade em tempos de intolerância.

– Uma obra assim, e premiada, reforça a ideia de que há sim um legado da diáspora africana no Brasil, que é algo muito potente, e é preciso reforçar isso. Esse prêmio Jabuti dá ao samba uma centralidade, e a editora Civilização Brasileira, do grupo Record, ajuda nesse trabalho – explicou Simas.

Universo do samba cada vez mais presente na literatura

Luiz Simas explicou ao CARNAVALESCO que, cada vez mais, surgem obras acerca desse universo do samba e do carnaval mas, segundo o autor, ainda há muito a ser explorado sobre isso e que a literatura disponível atualmente ainda não dá conta de tudo que merece ser abordado.

– O Jabuti é um prêmio de grande importância, mas que mostra principalmente que ainda há muito o que se falar sobre o samba. É um universo que precisa ser mais explorado. Esse segmento literário está em expansão, com uma produção não só sobre samba, mas sobre o carnaval. É um mercado que precisa se expandir, porque há toda uma riqueza em expansão para o Brasil que precisa ser falada – disse ele.

A 58º do Jabuti premiou obras em várias áreas, e Luiz Simas considera que a importância do prêmio para a literatura nacional pode ser um divisor de águas, que ajudará a impulsionar ainda mais pesquisas e obras sobre esse universo.

– O fato de o Jabuti premiar obras com uma relevância também social conta muita, surpreende, e é importante ter essa dimensão, porque, ainda que o samba seja destaque no Rio, o carnaval é múltiplo, com faces próprias no Amazonas, no Rio, em São Paulo, no Maranhão, e a literatura precisa explorar mais isso. Reconhecer essa diversidade é muito importante, e o Jabuti ajuda a abrir mais o campo para que isso seja estudado. Espero que essa premiação seja um impulso para que surjam outras obras e pesquisas sobre isso – afirmou Simas.

A cerimônia de entrega do Jabuti ocorrerá no dia 24 de novembro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Os primeiros colocados em cada categoria receberão o troféu Jabuti e R$ 3,5 mil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário