Translate

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Japão lança primeira Feijoada da Família Portelense fora do Brasil

Por GRES Portela

O Consulado da Portela no Japão realizou no dia 23 de novembro, em Tóquio, sua primeira Feijoada da Família Portelense no Japão, reunindo torcedores da agremiação de Osvaldo Cruz e de outras escolas de samba. A atividade teve a parceira do Departamento Cultural da Portela e é a primeira vez que este evento oficial da Portela ocorre no exterior, marcando o pioneirismo do projeto de criação de consulados da Portela pelo Brasil e pelo mundo, idealizado pelo então Diretor do Departamento Cultural da Portela e atual presidente, Luis Carlos Magalhães.

O local escolhido para realizar a primeira Feijoada da Família Portelense no Japão foi o centro cultural do bairro de Taito. Lá, região equivalente à Praça Onze no Rio, é realizado no mês de agosto o Asakusa Samba Carnival.

Durante o evento foi servido feijão preto temperado com bacon, acompanhado de arroz e carne moída. Como no Japão o preço dos ingredientes da feijoada são muito altos, o Consulado optou por apresentar um menu mais simples e que fosse degustado pelos japoneses sem exceção. A comida, com gosto bem carioca, ficou a cargo da vice-Presidente do Consulado da Portela no Japão, Kishuko Sudoh, que aprendeu a receita no Rio de Janeiro. “Quando o Mestre de Bateria da Portela, Nilo Sérgio, esteve aqui em Tóquio, fiz o mesmo feijão e ele aprovou. Então acho que ninguém vai reclamar”, disse a portelense. A bebida foi liberada para cada um trazer o que preferisse.

Participaram da festa 40 pessoas, que também contou com o já tradicional evento “Karaokê de Sambas Enredo”, chamado pelos japoneses de “Enkara”, união das palavras “enredo” e “karaokê”. Na verdade, o Enkara é uma roda de sambas-enredo, onde canta, toca e dança quem quer.

A Feijoada da Família Portelense no Japão fechou o ciclo de grandes eventos do Consulado da Portela no Japão no ano de 2016. No entanto, ainda este ano serão realizadas mais duas oficinas virtuais de dança com passistas portelenses.

Em 2017, depois das festas japonesas de início do ano, a programação do Consulado volta com força total, começando com um festival de documentários sobre samba, seguido de Pagode da Família Portelense e ciclo de palestras sobre a história da Portela, seus sambas e seus baluartes. Estes eventos culminarão com uma grande festa em comemoração ao aniversário da agremiação azul e branco de Osvaldo Cruz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário