Translate

sábado, 15 de novembro de 2014

Festa na Cidade do Samba elege a Corte do Carnaval 2015 do Rio de Janeiro

Por Rodrigo Trindade *

A noite desta sexta-feira (14) foi de muita festa na Cidade do Samba, mas por um motivo bastante nobre: a Corte Real para o Carnaval de 2015 do Rio de Janeiro foi eleita. Ao posto de Rei Momo, concorreram seis rapazes: Gerson Effe, Fábio Arerê, Milton Júnior, Wilson Dias, Valmir Júnior e Danyel Rodrigues.

Ao posto de Rainha da Corte, oito belas mulheres tiveram a oportunidade de mostrar seus atributos e tentar conquistar o público e os jurados: Camila Macedo, Uillana Adães, Geórgia Gomes, Bianca Monteiro, Juliana Clara, Cíntia Barbosa, Clara Paixão e Egili de Oliveira.

O evento começou com apresentação de cada um dos candidatos, que puderam sambar para o público e para os jurados, ao som da banda Batuque Digital. A disputa foi bastante acirrada, pois tanto os candidatos ao reinado de Momo quanto as meninas que lutaram por uma vaga na Corte mostraram bastante samba no pé e simpatia. Enquanto o resultado não era divulgado, a Banda Swing & Simpatia subiu ao palco e cantou músicas de sucesso no mundo do pagode.

O resultado da grande concorrência, que foi dado pelo apresentador de televisão e locutor do evento Jorge Perlingeiro por volta de meia-noite e meia já deste sábado, consagrou ao posto de Rei Momo o já experiente Wilson Dias Neto, que terá pela segunda vez consecutiva a missão de representar o Carnaval do Rio de Janeiro. O posto de Vice-Rei Momo ficou com Milton Júnior e a terceira colocação foi para Fábio Rodrigues.

Quanto às rainhas e princesas, o júri decidiu o seguinte: Uillana Alves ficou como 2ª princesa, Bianca dos Santos como 1ª princesa e Clara Paixão, que já era atual princesa, conquistou o grande prêmio e vai reinar ao lado de Momo como Rainha da Folia. Os novos membros da Corte do Carnaval do Rio, que foram bastante aplaudidos pelo público que lotou a pracinha da Cidade do Samba, receberam das mãos de Luiz Gustavo Mostoff, diretor de operações da Riotur, as faixas e as coroas de consagração. Além das faixas e coroas, o Rei Momo e a Rainha da Corte receberão, cada um, um prêmio de R$ 30 mil. Já cada uma das princesas serão contempladas por uma quantia de R$ 22.500.

O SRZD-Carnaval conversou com o bicampeão Wilson Dias, que bastante emocionado e ofegante, resumiu em palavras sua vitória: "Estou com a garganta seca e muito emocionado. Embora eu tenha vindo preparado, admito que fui pego de surpresa com esse resultado. Me esforcei muito, mas é claro que os outros candidatos também eram bons e fortes concorrentes. Mas fui consagrado a esse reinado e vou honrar com todo meu carinho". Quando perguntado sobre o momento especial que a cidade do Rio viverá em 2015, o Rei Momo respondeu: "Estou muito feliz e quero fazer dos 450 anos do Rio um momento inesquecível", prometeu.

Clara Paixão, ganhadora do posto de rainha, também deu entrevista ao SRZD-Carnaval e falou de sua trajetória no samba. "Meu pai se chamava Carlão Elegante. Ele era compositor da Unidos de Lucas. Minha mãe é mulata e foi sambista e passista. Foi rainha de bateria de bloco. Foi com ela que aprendi a sambar. Ela me levava para todos os eventos de carnaval. Eu era bebezinha e ela me levava naquelas cestinhas que existiam antigamente, para carregar crianças pequenas. Ela não tinha com quem me deixar, daí ela me levava. Cresci sambando e hoje estou aqui", explicou.

A rainha também falou como se preparou para concorrer. "Me preparei muito, tanto fisicamente quanto psicologicamente. Ganhei mais disciplina, amadureci muito, me tornei uma profissional melhor. Passar por todas as etapas foi bom para mim, pois hoje me sinto mais preparada para assumir o posto". Clara também resumiu em uma palavra a vitória dela: "Justiça!", exclamou a ganhadora.

Riotur faz balanço da festa de eleição para a Corte do Carnaval 2015

A Riotur, órgão municipal responsável pelas políticas voltadas ao turismo na cidade do Rio, foi a entidade organizadora do evento e teve como representante o seu diretor de operações Luiz Gustavo Mostof. Ao conversar com o SRZD-Carnaval, Luiz Mostof analisou o resultado da disputa à Corte do Carnaval de 2015. "Nosso balanço foi superpositivo, pois esse ano as apresentações foram lindíssimas, com destaques para as coreografias, as danças e para os figurinos. Cada ano que passa as disputas ficam mais acirradas. Carlinhos Salgueiro também nos ajudou muito com seu talento. Ele como muitos outros ajudaram a profissionalizar a nossa festa", comemorou.

De ano em ano a festa de final de disputa para a Corte do Carnaval atrai mais o público: amantes do samba, torcedores de candidatos, entre outras pessoas, comparecem ao evento com cartazes, gritos de guerra e muito mais. Ao observar esse fator, o diretor da Riotur também comemorou. "Com casa totalmente cheia, nossa festa foi maravilhosa. Não podemos estimar ao certo, mas a cada ano que passa, há um aumento no número de pessoas que prestigiam a eleição de nossa Corte do Carnaval. A festa a cada ano fica mais bonita e isso atrai mais pessoas. Isso é muito bom!".

Quando o assunto foi a vasta agenda dos eleitos para a Corte, Mostof ressaltou que todos eles já estão cientes das responsabilidades que terão ao longo das agendas relativas ao cortejo. "Já no próximo réveillon, em Copacabana, por exemplo, eles se apresentarão e nas próximas semanas já vão se preparar para este e muitos outros eventos que vão surgir".

Gustavo Mostof terminou a entrevista ao SRZD-Carnaval saudando a imprensa, pela excelência na cobertura dos eventos de Carnaval. Ele também fez um agradecimento à equipe do Portal do Sidney Rezende. "Quero agradecer ao Portal SRZD, pois é sempre um prazer termos o Sidney Rezende como membro do corpo de jurados. Ele representou aqui todos os sites de Carnaval. Vocês, repórteres de Carnaval (de todos os veículos), são uma peça fundamental para que toda essa festa aconteça. Quero saudar a todos vocês. Continuem sendo um canal de divulgação dessa festa maravilhosa", agradeceu o diretor de operações da Riotur aos veículos digitais que divulgam a maior festa popular do mundo.

Confira os julgadores que participaram desta edição do evento:

Luiz Gustavo Mostof - Diretor de Operações da Riotur
Leonardo Bruno - Jornalista
Lucinha Nobre - Porta-bandeira
Mariana Gross - Jornalista e apresentadora de televisão
Marcelo Calero - Presidente do Comitê Rio 450
Milton Cunha - Carnavalesco
Nivea Lenti - Consultora Jurídica da Riotur
Phelipe Campello - Subsecretário de Turismo
Selminha Sorriso - Porta-bandeira
Sidney Rezende - Jornalista e diretor do Portal de Notícias SRZD

O SRZD-Carnaval traçou o perfil de cada uma das candidatas ao posto de rainha. Confira as entrevistas:

Camila Macedo - Viradouro

Uillana Adães - Portela (Consagrada como 2ª Princesa - Carnaval 2015)

Geórgia Gomes - Mangueira

Bianca Monteiro - Portela (Consagrada como 1ª Princesa - Carnaval 2015)

Juliana Clara - Mangueira

Cíntia Barbosa - Portela e Império da Tijuca

Clara Paixão - Beija-Flor (Vencedora: Rainha do Carnaval 2015)

Egili de Oliveira - Salgueiro

(*) Colaborador do SRZD
Clicar aqui para ver as fotos do evento


Nenhum comentário:

Postar um comentário