Translate

sábado, 29 de novembro de 2014

Um Rio de samba na Praça Tiradentes

Por Rangel Andrade

A Praça Tiradentes vai se transformar no mais novo point de samba, diversão e cultura do Rio de Janeiro. No próximo dia 29 de novembro (sábado), estreia na praça o projeto “Um Rio de Samba”, que promoverá shows gratuitos com grandes sambistas cariocas e homenageará baluartes e personalidades das agremiações carnavalescas. De quebra, uma caprichada produção cenográfica vai reviver o clima dos tempos áureos deste ponto histórico da cidade, com direito a performances de atores vestidos com roupas de época.

A programação acontece de 16h às 20h. Na abertura o show principal terá a participação especial de Xande de Pilares, cantando sucessos de sua carreira. Para receber Xande no palco, intérpretes de cinco escolas do Grupo Especial estarão embalando o público ao som de sambas-enredo e sambas de terreiro. São eles: Bruno Ribas (Mocidade Independente), Gilsinho (Unidos de Vila Isabel), Igor Sorriso (São Clemente), Ito Melodia (União da Ilha do Governador) e Tinga (Unidos da Tijuca). A abertura será com o Grupo Art Júnior, grupo que apresenta repertório de samba de raiz.

O evento “Um Rio de Samba” também vai homenagear publicamente personalidades que, com trajetória marcante na história das escolas de samba e do Carnaval do Rio de Janeiro, contribuem para a valorização e divulgação do samba. O compositor Zé Catimba, da Imperatriz Leopoldinense, e Tia Surica, da Portela, serão agraciados com o diploma “Baluarte do Samba Carioca”, criado pela Secretaria Municipal de Turismo especialmente para a ocasião.

O projeto “Um Rio de Samba” é realizado pela RioTur e tem produção da AMI7, empresa de eventos carioca que também responde pela produção do Carnaval do Rio em San Luis, na Argentina, e é uma das organizadoras da Carnavália-Sambacon, maior evento de empreendedorismo e negócios do Carnaval brasileiro.”A ideia é revitalizar aquele espaço público, trazendo de volta a importância cultural que a Praça Tiradentes tem para a cidade do Rio, por meio de um evento gratuito e de qualidade, com o gênero musical tipicamente carioca”, explica Moacyr Barreto, sócio da AMI7.

Além das atrações musicais, a Praça Tiradentes contará ainda com uma cenografia exclusiva para o evento, assinada pelo carnavalesco Milton Cunha. O artista vai ambientar o espaço com galhardetes de grandes nomes da música, da cultura e história do Brasil que moraram no local ou ali se consagraram, na efervescência boêmia do fim do século XIX e início do XX. Estarão retratados Bidu Sayão, Machado de Assis, Carlos Gomes e João Caetano.

Completando a atmosfera de volta ao passado, um corso ficará estacionado na Tiradentes, tendo a bordo personagens clássicos dos carnavais de todos os tempos, como pierrô, colombina e arlequim. Casais de atores trajando roupas de época e lambe-lambes também circularão pela praça, interagindo com o público.

Serviço: Um Rio de Samba – Praça Tiradentes – Centro do Rio de Janeiro

Data: 29 de novembro de 2014

Horário: De 16h às 20h – Grátis


Nenhum comentário:

Postar um comentário