Translate

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Passistas da Portela brilham na Casa da Moeda do Brasil

Redação SRZD

Como parte das ações para celebrar a Semana da Consciência Negra, a assessora especial da Casa da Moeda do Brasil e blogueira do SRZD, Helena Theodoro, organizou um evento com três dias de duração na empresa. O evento faz parte de um protocolo de intenções firmado pela empresa pública com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), visando à adesão da empresa à campanha "Igualdade racial é pra valer".
Dentre outras atrações, o também assessor da Casa da Moeda e blogueiro do SRZD, Hélio Rainho, mediou uma mesa de debates sobre a dança do samba, da qual participaram como convidados os coordenadores de passistas da Portela Valci Pelé e Nilce Fran.

Valci e Nilce foram recebidos pelas autoridades presentes no evento, participaram da solenidade pelo Dia da Bandeira e, na oportunidade, defenderam a dança do samba como representação da cultura negra e da inclusão social:

"Trabalhamos com crianças, jovens, menores infratores, idosos. Quem tem um sonho precisa lutar por ele. Nosso trabalho ao fundarmos o Instituto de Cultura e Cidadania Primeiro Passo fez da dança do samba um instrumento de recuperação social" - afirmou Valci. "Mais do que ensinar essas pessoas a sambar, ensinamos a ter postura, autoestima, melhorando sua sociabilidade e seu emocional" - explicou Nilce.

Helio Rainho destacou a dupla por seu trabalho como precursores na elaboração de uma técnica para ensino da dança dos passistas e uso dessa técnica como instrumento de inserção social. Helena Theodoro reforçou a importância da criação dessa técnica para preservação do samba de passistas, e discursou sobre as origens do samba e seu poder terapêutico, marcado pela síncope das batidas da bateria.

Ao final, Nilce e Valci surpreenderam a plateia com uma pequena aula de fundamentos da dança do samba e uma apresentação arrebatadora ao som do hino 2015 da Portela.

Aclamados pelos presentes, os dois foram ovacionados e solicitados para fotos e abraços festivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário