Translate

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Portela apresenta neste sábado primeiro encontro entre departamentos culturais das escolas de samba

Por Guilherme Ayupp

Com a preocupação de fomentar nas futuras gerações de sambistas o interesse pela história das escolas de samba, o departamento cultural da Portela organiza neste sábado o primeiro encontro com outros departamentos culturais na quadra da agremiação, em Oswaldo Cruz. Serão duas mesas de debates e no final a apresentação oficial do filme "O que move o samba", que conta os bastidores do desfile da Portela em 2014.

Segundo o diretor cultural da azul e branca e colunista do site CARNAVALESCO, Luís Carlos Magalhães a intenção com o evento é criar uma troca de ideias entre os demais departamentos. - Existe uma diferença de escola para escola. No Salgueiro há por exemplo um maior poder de decisão no carnaval da escola. Aqui na Portela a preocupação maior é em contar a história da escola para as novas gerações, explicou.

Outro integrante do departamento cultural portelense e um dos principais articuladores políticos da gestão "Portela Verdade", o historiador Rogério Rodrigues conta para nossa equipe que o evento é um antigo desejo de seu grupo. - Nós do Portelaweb sonhamos com esse evento há muito tempo. Debater as experiências de cada escola com seus departamentos culturais, disse Rogério.

Da internet surgiu o movimento que está reconstruindo a Portela

Desde a morte de Natal, nos anos 70, a Portela se viu mergulhada em diversas crises políticas que tiraram da azul e branca o status de bicho-papão de títulos para jogá-la num tenebroso período de 31 anos sem um campeonato.

Nos anos 2000 surgiu, através da internet, um grupo de amigos que hoje ajuda na reconstrução da Portela, o PortelaWeb. - O mundo dá muitas voltas. Nunca imaginamos que seríamos diretores da escola quando criamos primeiro o grupo de discussão e depois o site. Quando fizemos um protesto no sábado das campeãs de 2011 em frente à sede da Liesa fomos chamados de loucos. Agora os loucos estão reerguendo a escola, contou Rogério Rodrigues.

Para Luís Carlos Magalhães os departamentos culturais das escolas cuidam da alma delas. - É claro que o objetivo principal deve ser o título, mas as agremiações precisam olhar para dentro de si, de suas almas. As futuras gerações precisam saber quem foram Cartola, Calça Larga, Paulo da Portela, Seu Molequinho. Olhar para o passado e apontar para o futuro. Esse é o objetivo de um departamento cultural, afirmou Luís Carlos.

Desde que a mudança de gestão na Portela mudou, no ano passado, o novo departamento cultural vem fomentando uma série de ações para manter viva a alma de uma das mais importantes instituições culturais do Brasil, a própria Portela. - Já organizamos quatro exposições, a última delas inaugurada na nossa feijoada de novembro. Temos o Cine Clube Candeia, com filmes sobre a nossa escola, o projeto do concurso de samba de quadra, em parceria com a ala de compositores, o Portela de Asas Abertas, que traz portelenses de todo canto para dentro da quadra. Dois projetos musicais através das leis de incentivo com todos os sambas-enredo da história da Portela e nossos sambas de terreiro e quadra, apontou Luís Carlos Magalhães ao CARNAVALESCO.

SERVIÇO

I ENCONTRO DE DEPARTAMENTOS CULTURAIS DAS ESCOLAS DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO

Local: Quadra da Portela - Rua Clara Nunes, 81
Entrada Franca

PROGRAMAÇÃO

15h – Abertura

15h15 – Mesa redonda: “Escolas de Samba: memória e atualidade”
Convidados(as): Marília Barbosa, Luis Antonio Simas, Helena Theodoro
Coordenador: Luis Carlos Magalhães

16h30 – Intervalo e café

17h– Mesa redonda: “Departamentos Culturais: troca de experiências”
Convidados(as): representantes dos departamentos culturais
Coordenador: Rogério Rodrigues

18h30 – Encaminhamentos

18h45 – Encerramento

19h – Coquetel

20h – Cine Samba Candeia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário