Translate

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Escolas de samba e blocos colocam o carnaval no coração cultural dos Jogos Olímpicos

Por Guilherme Ayupp

Restando apenas 17 dias para que o mundo se volte para o Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos, a prefeitura da Cidade Maravilhosa anunciou, através de uma entrevista coletiva, nesta quarta-feira, que o maior patrimônio cultural brasileiro vai estar inserido em toda a programação oficial da cidade promovida pela Riotur e prefeitura do Rio, em parceria com os patrocinadores oficiais dos Jogos. O carnaval, através das escolas de samba e dos blocos, estará na programação do Boulevard Olímpico, situado na Zona Portuária, totalmente revitalizada para o maior evento esportivo mundial. Um grande encontro diário entre uma escola e um bloco vai acontecer e será totalmente aberto para o público, algo inédito na história do carnaval.

Durante a coletiva marcaram presença o secretário de turismo do Rio de Janeiro, Antônio Pedro Figueira de Mello, Gaetano Lops, responsável pela programação e representantes dos patrocinadores oficiais das Olimpíadas, que vão realizar ações nos Live Sites situados no Porto, em Madureira e em Campo Grande. É o maior projeto já realizado em uma Olimpíada, intitulado de Boulevard Olímpico, como explicou o próprio secretário, Antonio Pedro.

- O Rio está com os equipamentos prontos para os Jogos. A cidade está preparada com sua mudanças de mobilidade urbana. Mas faltava a diversão, o entretenimento. Ninguém recebe como o carioca. A experiência em grandes eventos da cidade é muito grande. Todo ano o réveillon e o carnaval mobilizam multidões. Os turistas vem para acompanhar os Jogos, mas também para curtir a cidade. E existe também o visitante que não necessariamente vai às competições, mas estará na cidade. Teremos o maior projeto de Live Site da história, com uma área quatro vezes maior ao que foi o de Londres. O Porto está revitalizado, algo inimaginável anos atrás e o carioca deve isso à Olimpíada. Tudo isso só foi possível graças à escolha da cidade como sede em 2009 e também à união de esforços dos governos nas esferas municipal, estadual e federal. Vamos mostrar nossa cidade para o mundo todo - afirmou o secretário, que responde pela pasta do Turismo desde o início do mandato do prefeito Eduardo Paes, em 2009.

O carnaval estará inserido na programação da Orla Conde, recém entregue à população na Zona Portuária. Em doze datas distintas haverá um encontro entre uma escola de samba do Grupo Especial e um bloco. A reunião se dará sempre na Candelária, onde ficará também a Pira Olímpica. A forma de apresentações de blocos e agremiações é explicada pelo diretor de operações da Riotur, Luiz Gustavo Mostof.

- É uma forma inédita de promoção do carnaval. Existem dois carnavais gigantes dentro de uma mesma cidade e durante os jogos esse encontro vai finalmente acontecer. A tradição das escolas de samba aliada ao vigor dos blocos de rua. Cada agremiação sai da Praça Mauá. Arrastando o povo de maneira distinta com seus sambas. Quando chegarem na Candelária, diante da Pira Olímpica, o encontro acontece. O projeto tem a curadoria do jornalista Aydano André Motta e a direção musical do Pretinho da Serrinha. A Riotur já trabalha junto às diretorias de carnaval. A ideia é que cada escola faça um mini-desfile com 25 a 30 componentes fantasiados, além de bateria, intérprete e casais oficiais - resume Mostof.

O Encontro de Carnavais começará às 18h, com a saída das escolas da Praça Mauá, em direção à Praça Quinze, num cortejo de aproximadamente 40 minutos, até a chegada à Praça Quinze, endereço da reunião com os blocos. O show das duas agremiações vai durar meia hora.

A programação dos encontros foi divulgada durante a coletiva:

09/08 - Paraíso do Tuiuti e Escravos da Mauá
10/08 - Imperatriz e Me Esquece
11/08 - Salgueiro e Imprensa que eu gamo
12/08 - Mocidade e Carmelitas
13/08 - Portela e Bola Preta
14/08 - São Clemente e Bangalafumenga
16/08 - Vila Isabel e Boitatá
17/08 - Grande Rio e Barbas
18/08 - Unidos da Tijuca e Suvaco do Cristo
19/08 - União da Ilha e Desliga da Justiça
20/08 - Beija-Flor e Simpatia é Quase Amor
21/08 - Mangueira e Monobloco 


Nenhum comentário:

Postar um comentário