Translate

sábado, 16 de julho de 2016

Série A: Lierj anuncia diminuição de módulos e jurados. Nota máxima será 30

Por Rodrigo Trindade

Dentro do pacote de mudanças anunciado na noite de quinta-feira (14) - Você leu aqui no SRZD:no quesito harmonia e ainda em c. de frente -, pela Lierj, entidade que rege os desfiles da Série A do Rio, uma outra mudança descartou a preocupação que alguns profissionais tinham: haveria junção de dois módulos, em um mesmo local? Na Série A essa hipótese foi descartada. O anúncio foi dado pela liga.

Porém, há necessidade de adiantar que profissionais que defendem os quesitos já estavam divididos quanto a esta regra. É que a Liesa, que rege o Grupo Especial, havia citado tal possibilidade. Em encontros recentes na redação do Portal SRZD, durante gravação da série "SRZDebates", artistas deram suas opiniões e vários questionamentos foram levantados pela maioria deles:

1) Com a junção de dois módulos em um mesmo espaço, um jurado poderá manter contato com outro?

2) Haverá a possibilidade de combinarem nota para determinadas escolas, favorecendo uma e outra não?

3) Haverá discrepância nas notas? Ou seja, há risco de haver diferença nas notas, levando em conta que julgadores estão em um mesmo local e com mesmo campo de visão? Exemplo: um atribui uma nota 10 a um casal de mestre-sala e porta-bandeira e outro, uma nota 9,8, ao mesmo casal, com a mesma apresentação e dentro do mesmo campo de visão?

Contudo, a Lierj adiantou ao SRZD que esses problemas não acontecerão na Série A. Confira mudanças que dizem respeito a módulos e julgadores, segundo Lierj:

- O número de julgadores caiu: de 36 para 27

- Em consequência do corte de julgadores, um módulo deixará de existir, ficando então três módulos ao invés de quatro

- Sendo assim, com três módulos, as notas válidas serão 30 pontos (três julgadores por quesito) e não 40, como era anteriormente

- Em cada um dos três módulos haverá nove jurados, somando total de 27

- Quanto à posição dos módulos, a Lierj informou que não há definição ainda

- A Lierj ressaltou ao SRZD que a quarta parada continuará obrigatória, mas não valerá nota, e que em breve vai divulgar mais informações sobre essa iniciativa

Tempo de desfile não será reduzido. Ainda há indefinição se Globo transmitirá ou não primeiras escolas

O Portal SRZD também apurou que o tempo máximo de desfile para cada agremiação continuará de 55 minutos; mínimo permanece 45. As apresentações começarão às 22h, meia hora mais tarde que em 2016. Mesmo assim, ainda não se sabe se haverá transmissão, por parte da TV Globo, das primeiras agremiações de sexta-feira e sábado de folia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário