Translate

sábado, 26 de janeiro de 2013

Abram alas: 35 blocos desfilam até domingo e você pode fazer parte dessa festa

Por Victor Corrêa

Rio - Alalaô, ô ô ô ô ô ô, o Carnaval chegou ô ô ô ô ô ô. O Rei Momo ainda nem recebeu a chave da cidade, mas já estamos em clima de folia. Só neste fim de semana, 35 blocos desfilam pelo Rio, da Zona Norte à Oeste, do Centro à Zona Sul. Para facilitar a vida do folião, o Guia Show & Lazer preparou uma agenda especial.

Um dos destaques é o Calma, Calma, Sua Piranha, que desfila no domingo, em Botafogo. Formado por sete amigos, o bloco foi inspirado no apresentador Silvio Santos. “Estávamos numa mesa de bar, pensando num nome para ele. Até que um amigo comentou sobre essa frase de um imitador do Silvio, que se aplica em várias situações. ‘Calma, calma, sua piranha’ virou bordão. Repetimos sempre por aí”, explica Ricardinho Fernandes, um dos fundadores.
Amanhã, às 17h30, é a vez da colorida Banda de Ipanema dar o ar da graça. Aliás, nem tão colorida assim, de acordo com o presidente, Cláudio Pinheiro. “A banda não é gay, os gays é que são da banda. As pessoas gostam de rotular. Aqui tem de tudo: gringo, gays, pais, filhos e, principalmente, alegria”, diz. Então, como diz Silvio Santos à sua plateia, “vem pra cá, vem pra cá”. O Carnaval começou!

SEXTA-FEIRA

Centro

CARROSSEL DE EMOÇÕES
Para o Carrossel, Carnaval também é funk. Clássicos como ‘Nosso Sonho’, ‘Rap do Silva’ e ‘Estrada da Posse’ são garantidos na festa. Concentração: Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian. Rua Benedito Hipólito 125, Praça 11. O bloco não sai do lugar. 19h.

Zona Oeste

PODE VIR QUE TÁ LEGAL
Marchinhas tradicionais fazem parte do repertório. Concentração: Praça do Ipas. Rua Cândido Benício 2.935, Praça Seca, Jacarepaguá. Percurso: o bloco percorre a Praça do Ipase. 20h.

SÁBADO

Centro

CARMELITAS
As freiras assanhadas de Santa Teresa ensaiam na Praça Tiradentes. O samba-enredo do bloco será escolhido neste fim de semana. Concentração: Praça Tiradentes, Centro. 18h.

PUXA QUE É PERUCA
O bloco comemora a autorização do prefeito para desfilar no Carnaval deste ano com o enredo ‘Encontramos Dudu Num Bar. Seu Prefeito, Deixa o Puxa desfilar!’. Concentração: Clube de Regatas Boqueirão Passeio. Rua Jardel Jerculis, Centro. Trajeto: Rua Jardel Jercolis, do clube Boqueirão até o clube Calabouço (Vasco da Gama). 10h.
 
Zona Norte

BANDA BIT-BILL
O bloco desfila pelas ruas do Méier e comprova que quem é do bairro, como reza a lenda, não ‘bobéier’. Concentração: Rua Getúlio 229, Méier. Percurso: Rua Salvador Pires, Rua Coração de Maria, Rua Castro Alves, Rua Getúlio e Rua Salvador Pires. 18h.

BLOCO DO LIMÃO
Homenageando o time de futebol do bairro, o Limão pede passagem. Concentração: Rua Viana do Castelo, Jardim América. O bloco não sai do lugar. 21h.

CORDÃO DO PRATA PRETA
O bloco da Zona Portuária relembra o Rio antigo em seu desfile. Concentração: Praça Coronel Assunção. O bloco não sai do lugar. 18h.

EXPLODE CORAÇÃO
Relembrando o samba-enredo mais famoso da história do Salgueiro, ‘Peguei um Ita no Norte’, o bloco promete sacudir os foliões. Concentração: Rua Silva Teles 85, Vila isabel (em frente à quadra da escola). Percurso: Rua Silva Teles, entre as ruas Goiânia e Maxwell. 18h.

GRITO DE CARNAVAL DA ZONA NORTE

A Sebastiana (liga dos blocos carnavalescos do Rio) promove um grito de Carnaval com apresentação do Suvaco de Cristo. Concentração: Shopping Nova América — Rua do Rio. Avenida Pastor Martin Luther King Jr 126, Del Castilho. 18h.

MINIBLOCO
O bloco tijucano estreia no carnaval deste ano. Concentração: Praça Comandante Xavier de Brito. O bloco não sai do lugar. 11h.

NEM MUDA NEM SAI DE CIMA
Completando maioridade, o bloco tijucano faz uma grande festa com enredo especial. Concentração: Rua Garibaldi 60, Muda. Percurso: Rua Garibaldi, passando pela Praça Xavier e Brito e retornando, pela Avenida Maracanã, ao local de concentração. 18h.

SAFERJ — VOU TREINARE VOLTO JÁ
Formado por atletas e ex-atletas tijucanos, o bloco desfila na Tijuca. Concentração: Rua Martins Pena. Percurso: Rua Afonso Pena, Haddock Lobo e Campos Sales, retornando ao ponto de partida. 17h.

SE DEIXAR EU BOTO
O bloco mais saidinho da Pavuna desfila pelo bairro. Concentração: Rua Doutor José Thomás 252. Percurso: Ruas Doutor José Thomás, Sargento Édison de Oliveira e Condorcet, retornando ao local de concentração. 20h.

Zona Sul

BANDA DE IPANEMA
Um dos blocos mais tradicionais da cidade promove seu primeiro desfile do ano. Amanhã, às 17h30. Concentração: Praça General Osório, Ipanema. Percurso pelas ruas Gomes Carneiro, Avenida Vieira Souto, Joana Angélica e Visconde de Pirajá, retornando ao local de concentração. 17h30.

DESLIGA DA JUSTIÇA
Os super-heróis do Desliga da Justiça convocam os foliões para uma missão: seu grande desfile de Carnaval. Concentração: Praça Santos Dumont, Gávea. O bloco não sai do lugar. 8h.

EMPURRA QUE PEGA
Criado por moradores do Leblon, o bloco ensaia na orla. Concentração: Avenida Delfim Moreira (Posto 12). O bloco não sai do lugar. 18h.

GB BLOCO
Exaltando a cultura carioca, o GB desfila pelas ruas de Laranjeiras. Concentração: Rua General Glicério. Percurso: Ruas General Glicério e Cristovão Barcellos. 15h.

IMPRENSA QUE EU GAMO
O bloco de jornalistas completa a maioridade neste Carnaval. No samba-enredo, uma retrospectiva dos principais acontecimentos de 2012. Concentração: Rua das Laranjeiras (em frente ao Mercadinho São José). Percurso: Rua Gago Coutinho, até o Largo do Machado. 15h.

SPANTA NENÉM
Espantando a tristeza do folião, o Spanta Neném desfila às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Concentração: Avenida Epitácio Pessoa 1.796. Trajeto: Ciclovia, do Corte do Cantagalo até o Clube Caiçaras. A versão infantil sai mais cedo, às 9h. Os adultos desfilam às 13h.

Zona Oeste

CAPRICHOSOS DE GUADALUPE
O Caprichosos anima os foliões desde 2002. Concentração: Rua Leocadio Figueiredo 465, Guadalupe. Percurso: Ruas Leocadio Figueiredo e Monteiro da Silva, retornando ao ponto de partida. 18h.

PANELA PRETA DA CURICICA
O Panela de Curicica faz sua tradicional festa. Concentração: Rua João Bruno Lobo 38. O bloco não sai do lugar. 19h.

DOMINGO

Zona Norte

É MOLE MAS É MEU DO GUADALUPE
O desfile pelo bairro conta com a participação da Banda Mistura Carioca, do DJ Fagner Filho e do Grupo Catiripapo. Concentração: Rua Marcos de Macedo 194, Guadalupe. O bloco não sai do lugar. Meio-dia.

É MOLE MAS É MEU DO IRAJÁ
Com a apresentação das musas e princesinhas do bloco, o É Mole Mas É Meu do Irajá tem como atrações o grupo Resgate, a Bateria Nervosa e os DJs Martins e Negão. Concentração: Rua André Filho 13. Percurso: Ruas André Filho e Hannibal Porto. 14h.

IMPÉRIO DA TIJUCA
Bloco de uma das agremiações carnavalescas da Tijuca. Concentração: Rua José Higino 310, Tijuca. Percurso: Rua Conde de Bonfim, no sentido Usina. 20h.

TÁ NA FRENTE EU EMPURRO
Este é o quarto ano do bloco que anima os foliões de Bento Ribeiro. Concentração: Rua Liberata Santos. Percurso: Ruas Liberata Santos, Antonio Raposo, Paramirim, Pacheco da Rocha, Carolina Machado e Liberata Santos. 18h.

VAI TOMAR NO GRAJAÚ
O bloco mais irreverente do Grajaú faz Carnaval domingo. Concentração: Avenida Engenheiro Richard 105. O bloco não sai do lugar. 17h.

XODÓ DA PIEDADE
Nas ruas desde a década de 70, o bloco é o queridinho do bairro de Piedade. Concentração: Rua Angelina 181. Concentração: Rua Angelina, esquina com Rua Mário Carpente. Percurso: Ruas Ernesto Nunes, Ferreira Sampaio, Dom Helder Câmara, João Pinheiro, Leopoldina, Silvana e Mario Carpente. 16h.

Zona Oeste

BOM SUJEITO
O bloco faz seu Carnaval antecipado. Concentração: Avenida Pepê 1.430, Barra da Tijuca. Concentração: Início da Avenida do Pepê, esquina com Avenida Érico Veríssimo. Percurso: O bloco segue pela Avenida do Pepê (praia) até o Quebra Mar. 16h.

MEU AMOR EU VOU ALI
O irreverente bloco, que já desfila há 12 anos, marca presença em Vila Valqueire. Concentração: Estrada Intendente Magalhães 610. Percurso: Estrada Intendente Magalhães. 16h
.
OBA OBA DO RECREIO
Há quatro anos animando os foliões, o enredo do bloco Oba Oba do Recreio deste ano é ‘Tudo Começou Aqui, Tia Ciata'. Concentração: Avenida Lúcio Costa 16.410, Recreio dos Bandeirantes. Percurso: O bloco percorre a Lúcio Costa até a Avenida Pedro Moura, em frente ao Posto 9. 16h.

SE CAIR EU COMO
São presenças confirmadas no bloco o Minitrio Elétrico e o DJ Antonio Borsoi. Concentração: Praça Calcutá, Freguesia. Percurso: Praia da Guanabara, da Praça Calcutá até as proximidades do nº 1.391. 15h.

Zona Sul

CALMA, CALMA, SUA PIRANHA
O nome do bloco foi inspirado numa frase que ficou conhecida na Internet, de um imitador do apresentador Silvio Santos . Concentração: Rua Visconde de Caravelas 5, Botafogo. Percurso: Ruas Visconde de Caravelas e Real Grandeza, até a Capitão Salomão. 11h.

ME ESQUECE
Bloco centenário homenageia Luiz Gonzaga no enredo deste ano. Concentração: Rua Jardim Botânico 731, Jardim Botânico. Percurso: Rua Jardim Botânico, da Rua Pacheco Leão até a Praça Santos Dumont. 10h.

SANGUE BOM
Esquentando os tamborins, o bloco Sangue bom promove ensaio aberto em Copacabana. Concentração: Avenida Atlântica 4.240. Percurso: Avenida Atlântica, do Posto 6 à Rua Santa Clara. 11h.

VIRA-LATA
O bloco agita os foliões fugindo das tradicionais marchinhas. O repertório do grupo é composto por axé. Concentração: Avenida Prefeito Mendes de Morais 808, São Conrado. Percurso: Da Rua Herbert Moses até a Rua Engenheiro Armandino de Carvalho (em frente ao Muro do Gávea Golf Club). 10h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário