Translate

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Secretário de Turismo do Rio elogia organização e sucesso dos blocos de rua

A Prefeitura do Rio, por intermédio da Secretaria de Turismo/Riotur, apresentou nesta quarta-feira o projeto escolhido como vencedor do caderno de encargos do carnaval de rua. A Dream Factory, empresa de comunicação especializada em live entertainment, foi escolhida pelo quarto ano consecutivo para produzir e organizar a infraestrutura do Carnaval de Rua Rio 2013. Com realização da Prefeitura do Rio e patrocínio oficial da Ambev, com a cerveja Antarctica, a ação terá 28 dias dedicados à folia sob os cuidados da Dream Factory.

- Hoje o carioca permanece na cidade e o número de turistas é cada vez maior porque a festa dos blocos de rua se transformou em mais um grande atrativo do nosso já mundialmente famoso carnaval. Quando assumimos, em 2009, a assistência da Prefeitura ao carnaval de rua se limitava a colocar um número pequeno de banheiros químicos em alguns poucos blocos da cidade. Não havia nenhuma gerência, não se sabia ao certo quantos blocos saíam, e a cidade ficava suja e engarrafada. Hoje a realidade é outra: temos um mapa exato de toda a festa e podemos colocar os serviços públicos de limpeza e trânsito a serviço do cidadão que curte a festa e ao que vive em seu entorno, tornando o evento mais democrático e organizado, sem perder sua essência de manifestação espontânea e livre do povo. A partir do caderno de encargos, conseguimos melhorar a infraestrutura do carnaval de rua sem onerar os cofres públicos - afirma o secretário de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.

O sucesso da organização do evento é comprovado não só pela permanência do patrocinador, há quatro anos investindo na organização do carnaval de rua, como também pelo aumento exponencial no número de visitantes de outras cidades brasileiras que vem ao Rio neste período do ano. Somente em 2012, segundo dados da Riotur, que é o órgão oficial de Turismo do município, o Carnaval atraiu um número recorde de turistas — mais de 1,1 milhão. E a expectativa para 2013 não é diferente. Pensando nisso, a Dream Factory investe ainda mais na comunicação da folia do momo e traz o tema “Carnaval do Rio: cada vez melhor” para a divulgação das ações da festa.

O Carnaval de Rua Rio 2013 está sendo projetado para trazer o máximo de conforto e comodidade para os foliões e não foliões. As ações incluem a organização do trânsito — com controladores de tráfego, 1.200 diárias no total; 200 cones de 75 cm e 50 cones de sinalização; 8 Pick Ups que ajudarão no controle da secretaria de Ordem Pública, 75 faixas indicativas, 350 galhardetes de sinalização de trânsito e 03 paineis de LED —; administração dos banheiros químicos — total de 16.200 diárias —; cuidados médicos — com 80 diárias de UTI móvel; produção e publicação de 500.000 de exemplares de um guia com os roteiros dos blocos, que será distribuído nos pontos de informação turística, como hotéis, aeroportos e nos quiosques de informação bilíngue que estarão espalhados pela cidade; produção e distribuição de brindes variados nos blocos, desde chapéus, ventiladores de mão e porta objeto à prova d’água, entre outros.

Uma novidade este ano será a caracterização, além da Avenida Rio Branco, da Avenida Princesa Isabel: no total serão quatro pórticos, sendo dois em cada avenida, que ajudarão na ornamentação da cidade para celebrar o Carnaval de Rua Rio 2013. A Dream Factory também será responsável pelo credenciamento de promotores que atuam com comércio ambulante e entrega de kits para os mesmos, que acontecerá nos dias 22, 23, 24 e 25 de janeiro das 8h às 17h na Vila Olímpica da Gamboa, Rua União s/n - Gamboa.

A organização do Carnaval contará com administração de 492 blocos de rua cadastrados pela Riotur. Eles vão desfilar em 07 regiões da cidade: 148 (Zona Sul); 47 (Barra); 37 (Zona Oeste); 25 (Ilha); 87 (Centro); 91 (Zona Norte); e 57 (Grande Tijuca). A listagem dos blocos com a programação completa, incluindo datas, horários e trajetos, estará disponível no site www.rioguiaoficial.com.br, na área destinada a carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário