Translate

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Jurados de Harmonia, Samba-Enredo e Evolução explicam como os quesitos devem ser julgados

Por João Santoro

A Liesa recebeu em sua sede, na noite de quarta-feira, os julgadores dos quesitos Harmonia, Samba-enredo e Evolução para a continuação do curso para o Carnaval 2013. Na próxima segunda-feira será o último dia do encontro com os quesitos: bateria, mestre-sala e porta-bandeira e fantasia.

A jurada Marta Macedo, de samba-enredo, ressaltou a importância do samba na Avenida para ser julgado: - O nosso trabalho é simples e o mesmo tempo apaixonante. Não adianta você querer escutar o CD, até porque ele é gravado várias vezes para ficar bom, e na Avenida é outra história. A gente sempre fala que o samba precisa funcionar. A escola precisa cantar e passar bem o que é o enredo. Não adianta o samba ser lindo e empolgante. Por exemplo, o enredo não pode ser fruta e o samba fala de futebol. Então, realmente não adianta você ouvir e amar o samba no CD, ele precisa funcionar na hora. O samba pode crescer ou cair na hora do desfile, independente se for uma bela obra no CD.

Julgador de harmonia há 18 carnavais, Nilton Rodrigues, fala o motivo das escolas deixarem décimos preciosos pelo caminho: - Por exemplo, você olha uma ala com 30 componentes e desses apenas 10 cantando. Então, a totalidade da sua harmonia não está sendo mostrada. Às vezes, você vê e os componentes estão tristes e se arrastando, faltando alegria e espontaneidade. Isso sem contar, em alguns casos, faltando vontade de estar ali.

O julgador de evolução Luiz Eduardo Rezende explicou que não são só os buracos que descontam décimos: - O buraco é o erro mais gritante. O desfile ele é contínuo e progressivo, então, às vezes passa uma ala muito animada e outra arrastando o pé, isso também é um problema. Esses são os erros mais comuns. Outro fator é a escola parada. Sabemos que é normal a evolução dos casais e da comissão de frente, mas não pode ficar 15 minutos no mesmo lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário