Translate

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Portela da ‘presidenta’ Surica quer bater a Tijuca

Por Fernanda Alves

 

Rio -  A Portela anuncia: pretende dar um sacode na Unidos da Tijuca neste Carnaval. A Azul e Branca, que este ano homenageia Madureira, vai levar para a Avenida um jogo de basquete de rua — tradição embaixo do viaduto do bairro — entre o time da Águia e o do Pavão, animal símbolo da escola da Tijuca. Mas o placar já está definido, 23 x 3 para o time de Madureira, lembrando seus 23 títulos no Grupo Especial do Carnaval contra os três da rival.

A Portela quer mostrar que Madureira é a terra do samba. E como toda pátria precisa de presidente, a escola garante que também tem a sua ‘Dilma’: Tia Surica.

“A brincadeira do basquete quer mostrar que, como a Unidos da Tijuca é a última campeã do Carnaval, é a escola a ser batida. Quem quer ser campeã tem que ganhar dela. Vamos mostrar nossa tradição, lembrando que a Portela tem muito mais títulos que a escola do Pavão”, alfineta Paulo Menezes, carnavalesco da escola.

Mas ele garante que o jogo não é uma provocação: “Queremos mesmo é fazer uma brincadeira, como era o Carnaval de antigamente. Não vamos criar nenhum clima ruim entre as escolas, é uma ala irreverente. Eu sou amigo do Paulo Barros, da Tijuca”.

Ao todo, serão 16 homens em quadra, oito em cada time. A tabela virá em um tripé. Ao redor, 32 mulheres estarão fantasiadas de animadoras de torcida. O jogo contará inclusive com dois treinadores e um árbitro. “Nunca desfilei. Estamos muito animados em participar, ainda mais representando nosso esporte”, contou Orlando Correa, de 31 anos, jogador de basquete de rua há 10 anos.

Um cafofo especial no último carro
A integrante da Velha Guarda virá como destaque no último carro, no espaço denominado ‘Cafofo da Surica’. “Fiquei emocionada com a homenagem. Sempre falei que, se quisessem fazer algo para mim, que fizessem enquanto estou viva”, conta Surica.

Mesmo ocupando um alto cargo na Avenida, não virá fantasiada de Dilma no dia. “Vou vir usando as cores da minha escola, azul e branco. Ao lado dela no carro estará Paulinho da Viola.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário